Ações do Novembro Azul buscam conscientizar sobre prevenção ao câncer de próstata

A Verbo Jurídico manifestou apoio à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar sobre o risco de câncer de próstata. Considerada tabu por muitas pessoas, a doença é uma das principais causas de morte entre homens brasileiros.

A estimativa é de que 2014 tenha tido 12 mil mortes devido a esse tipo de câncer, que geralmente é descoberto em estágio avançado.

A campanha é reforçada neste 27 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Novembro Azul Médico Consulta

O câncer de próstata, alvo da campanha Novembro Azul, é uma das principais causas de morte entre homens no Brasil

Novembro Azul divulga importância de exames preventivos

A alta taxa de mortalidade da doença poderia ser evitada com exames preventivos. O Novembro Azul foi criado para lembrar que todos os homens a partir de 40 anos devem consultar um médico para realizar esses testes.

Um dos dados mais preocupantes – que ressaltam a importância da campanha – é a taxa de brasileiros que nunca foram a um urologista: quase 50%.

Ações do Novembro Azul em todo o país

A campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado e é realizada durante todo o ano, mas é intensificada em novembro. O público-alvo do Novembro Azul é formado por homens a partir de 40 anos e pessoas envolvidas com a prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

São realizadas ações em estradas, palestras em empresas e universidades, além de distribuição de panfletos em locais de grande circulação.

Monumentos também são iluminados de azul – em 2014, a Times Square, em Nova Iorque, entrou para o Novembro Azul.

Em 2015, a campanha busca, além de conscientizar a população, atuar junto ao Congresso Nacional para discutir com deputados e senadores sobre a dificuldade do acesso ao diagnóstico precoce da doença, o acesso ao tratamento e o direito ao tratamento multidisciplinar.

Novembro Azul Times Square

A Times Square, em Nova Iorque, exibe mensagem da campanha de prevenção ao câncer de próstata, em 2014

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.