Conhecimento jurídico é importante ferramenta para médicos.

O Dia do Médico é celebrado no próximo domingo, dia 18 de outubro, e homenageia uma das profissões de maior relevância na sociedade. A atuação dos médicos vem se aproximando cada vez mais da área do Direito, dado que a prevenção de conflitos se mostra essencial na relação médico-paciente.

Os conhecimentos jurídicos são de grande importância para esses profissionais, pois ampliam a percepção da realidade. Diante dos avanços científicos, debates éticos, morais e deontológicos se fazem necessários, especialmente na Medicina.

Veja abaixo alguns meios de prevenção de conflitos que podem ser adotados pelos médicos:

Médicos Prevenção ConflitosMedicina “defensiva”

Os conflitos judiciais envolvendo médicos e pacientes são vistos como tabus entre profissionais da Medicina. Porém, a abordagem desses problemas é eficaz para preparar os médicos de forma a evitar essas situações.

Os profissionais devem buscar o máximo de segurança jurídica no exercício de suas atividades. É importante que exista o acompanhamento de rotinas gerenciais na prática médica. O objetivo é adotar medidas preventivas, no âmbito ético e jurídico, que podem evitar uma eventual reclamação do paciente ou garantir a produção de prova favorável ao médico.

Documentos escritos juridicamente confiáveis devem fazer parte do trabalho desses profissionais. Esses dados já são comuns no dia a dia dos médicos: termo de consentimento informado, prontuário, contrato de prestação de serviços, termo de ciência, documentos pré e pós operatórios, entre outros.

Médicos Prevenção ConflitosConfiança na relação entre médicos e pacientes

A confiança entre médicos e pacientes é o fator mais importante na Medicina moderna. É importante que exista uma boa interação por meio do diálogo, e que o profissional visualize não apenas a doença, mas o doente. Quando essa relação é amistosa, o medo e a insegurança são amenizados.

A conversa deve fazer parte da consulta – 70% de todos os diagnósticos provêm da anamnese. É importante informar ao paciente todos os detalhes sobre o seu caso. Da mesma forma, os médicos devem falar sobre as vulnerabilidades da ciência médica, dos riscos e consequências de cada procedimento ou tratamento.

Médicos Prevenção ConflitosProntuário completo

O prontuário é a maior defesa dos médicos nas demandas envolvendo a Justiça. Ele é o primeiro documento a ser analisado em caso de conflito.

O prontuário não pode ser visto pelos médicos como mera burocracia a ser cumprida. Ele comprova que os procedimentos adotados foram adequados ao diagnóstico feito a partir dos relatos do paciente.

Por isso, o prontuário deve conter uma boa descrição do caso, com linguagem clara e de fácil leitura. Os médicos devem se lembrar de sempre escrever as queixas dos pacientes e seu estado anterior.

Com informações do Defesa Médica.

Direito Médico em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

Processos na Saúde Pós-Graduação em Direito MédicoA proximidade da Medicina com questões jurídicas eleva a importância do aprofundamento de discussões acerca de temas interdisciplinares. Aos médicos, é essencial obter conhecimentos do Direito que lhes permitam prevenir conflitos e agir em sua própria defesa.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça o curso de pós-graduação em Direito Médico da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.