Medida do governo inglês sobre sacolas plásticas busca reduzir lixo e proteger o meio ambiente.

Supermercados e lojas de departamento da Inglaterra começaram nesta semana a cobrar pelas sacolas plásticas utilizadas pelos clientes, estimulando que os consumidores levem suas próprias bolsas ou ecobags para carregar as compras. Cada embalagem passou a custar 5 pence, equivalente a R$ 0,30. A medida foi imposta pelo governo inglês com o objetivo de reduzir os custos da coleta de lixo e proteger o meio ambiente.

A regra, porém, possui exceções: os supermercados ainda poderão fornecer sacolas plásticas quando o cliente comprar carne de vaca, de frango ou peixe, além de remédios vendidos sob receita médica.

Sacolas Plásticas Inglaterra LojaA obrigação de cobrança por sacolas plásticas já é aplicada há mais tempo nos outros três Estados do Reino Unido – Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Outros países da Europa, como a Itália, também proíbem a distribuição gratuita de sacolas plásticas. No Brasil, as cidades de São Paulo e Belo Horizonte têm leis semelhantes.

Ambientalistas pedem que todas as lojas cobrem por sacolas plásticas

Sacolas Plásticas InglaterraGrupos ambientalistas receberam bem a nova medida do governo inglês, mas pediram que a regra também se aplique a todos os estabelecimentos do varejo. Pela norma atual, apenas as lojas de departamento com 250 empregados ou mais serão obrigadas a cobrar pelas sacolas plásticas.

A estimativa do governo é de que a medida permita reduzir em 80% o uso das sacolas plásticas nos supermercados da Inglaterra.

Segundo um porta-voz do grupo ecologista Friends of the Earth, a novidade reduzirá em bilhões o número de sacolas plásticas distribuídas até agora pelos supermercados de forma gratuita.

Informações do G1 e do ConJur.

Uso de sacolas plásticas em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

Sacolas-Plasticas-Pos-Graduacao-em-Direito-Ambiental-702x336A grande quantidade de lixo não biodegradável produzida pelo homem nos dias de hoje é um tema urgente na pauta ambiental, e envolve o questionamento dos hábitos de consumo. O uso de sacolas plásticas faz parte de uma série de costumes que precisam ser repensados à luz das ideias atuais.

A discussão sobre consumo consciente, geração de lixo e meio ambiente fazem parte da pós-graduação em Direito Ambiental da Verbo Jurídico. Conheça também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.