Mulher com problema oftalmológico espera cirurgia pelo SUS há mais de um ano.

A Justiça determinou um prazo de 10 dias para que o governo do Espírito Santo realize uma cirurgia pelo SUS na paciente Luzinete Stinghe. Ela tenta tratar um entupimento no canal lacrimal direito há mais de um ano e não consegue por falta de material cirúrgico. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que ainda não recebeu a decisão judicial.

Nesse período, ela disse que já foi ao Hospital das Clínicas seis vezes, entre outros lugares na Grande Vitória.
A paciente informou que entrou com um processo judicial para conseguir resolver a situação e ter acesso a uma cirurgia pelo SUS. “Entrei com um processo, porque achei que a Justiça poderia me ajudar. Eles ligaram para mim e disseram que iam dar o prazo de 10 dias para o estado resolver a minha cirurgia”, contou Luzinete.

Luzinete gostaria que a cirurgia pelo SUS fosse feito numa clínica particular no Espírito Santo “Eles deveriam procurar um hospital particular aqui mesmo. Eu não tenho condições de pagar, porque é de R$ 5 mil a R$ 10 mil a cirurgia. Eu queria que fosse por aqui, mas, se não tiver jeito, onde tiver. Não aguento mais sentir dor”, disse.

Cirurgia pelo SUS é necessária, diz médico

O médico oftalmologista César Ronaldo Filho explicou que, no estágio em que o caso de Luzinete se encontra, apenas a cirurgia pode resolver o problema. “O canal lacrimal é como se fosse um ‘ralo’ do olho. Se ele canal entope, você tem uma parada da lágrima ali dentro e você pode ter uma infecção. Essa infecção que vai causar dor, vai causar produção de pus, de secreção e até a saída de pus pela própria aba do nariz, que é o que está acontecendo com essa paciente”, disse ele.

O oftalmologista afirmou que o material que falta no Espírito Santo não é caro, mas que há burocracias para que ele seja adquirido para essa cirurgia pelo SUS. “Não é uma cirurgia simples, é complexa, mas é extremamente segura. No estado, temos profissionais capacidades para isso, mas não há estrutura organizacional para fazer essa cirurgia. O material é simples de ser encontrado, não é caro, mas a burocracia do sistema atrasa”, disse o oftamologista.

Marcação da cirurgia pelo SUS depende do hospital

A Secretaria de Saúde informou que ainda não recebeu a decisão da Justiça e disse que, com a documentação correta, a autorização para saída do estado é fornecida no mesmo dia. No entanto, quem marca a cirurgia é o hospital onde a cirurgia pelo SUS é feita.

A secretaria esclareceu também que o estado paga as passagens e uma ajuda de custo para o tratamento. Caso haja indicação médica, o governo também paga um acompanhante.

Informações do G1.

Saúde em debate na pós-graduação em Direito Médico da Verbo Jurídico

Processos na Saúde Pós-Graduação em Direito MédicoOs processos que chegam à Justiça por questões de saúde fazem parte de uma discussão ética que se mantém atual na área do Direito. Esse debate é abordado no curso de pós-graduação em Direito Médico da Verbo Jurídico, que oferece aperfeiçoamento nas questões doutrinárias e normativas das relações humanas e institucionais que envolvem os interesses sobre a vida e a saúde do homem.

Quer estudar e aprender mais sobre essa área? Saiba mais sobre a pós-graduação em Direito Médico da Verbo Jurídico. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.