Proposta da desaposentação foi incluída como emenda à medida provisória que muda o cálculo da aposentadoria pela expectativa de vida.

A chamada desaposentação foi aprovada na quarta-feira, na Câmara dos Deputados. A proposta permite que aqueles aposentados que continuaram trabalhando tenham o direito de fazer um novo cálculo do benefício. A desaposentadoria foi incluída pelos deputados como emenda à medida provisória (MP) que muda o cálculo da aposentadoria pela expectativa de vida, e ainda precisa passar pelo Senado Federal e pela presidente Dilma Rousseff.

O plenário da Câmara também suavizou as regras previstas na medida provisória enviada pela presidente Dilma para que um trabalhador possa obter a aposentadoria pelo cálculo progressivo da fórmula 85/95.

A aprovação ocorreu em meio a um impasse no Congresso sobre a votação de vetos presidenciais que tentam evitar a chamada “pauta-bomba”, que prevê o aumento de gastos públicos enquanto o governo tenta equilibrar as contas públicas, que estão no vermelho.

Desaposentação Câmara Aprova Idosos TrabalhoEntenda a proposta da Câmara para a desaposentação:

O que é a desaposentação?

A desaposentação é o direito do trabalhador aposentado de pedir um novo cálculo do benefício pago pelo INSS e gerado pelo fator previdenciário. Criado em 1999, o fator é uma regra que reduz o valor da aposentadoria para quem parou de trabalhar mais cedo. Ele leva em conta o tempo de contribuição de cada segurado, sua idade quando pediu o benefício e a expectativa de vida.

Para quem a desaposentação é indicada?

Quanto mais novo o trabalhador e menor seu tempo de contribuição, menor é o benefício recebido pelo fator previdenciário. Por isso, se o aposentado continua a trabalhar, seu tempo de contribuição e sua idade aumentam, tornando o valor do benefício mais favorável.

A desaposentação vai aumentar os gastos do governo?

De acordo com o a Advocacia-Geral da União (AGU), a desaposentação vai gerar gasto de R$ 70 bilhões em 20 anos para os cofres da Previdência. A aprovação ocorre em meio a um impasse no Congresso sobre a votação de vetos presidenciais que visam evitar a chamada “pauta-bomba”, que prevê o aumento de gastos públicos.

Já é possível se desaposentar?

Atualmente, o governo não admite que o segurado renuncie ao benefício recebido para pedir outro, com base em novas condições de contribuição e salário. Por isso, os aposentados que continuam trabalhando e contribuindo para o INSS têm recorrido à Justiça para garantir benefício maior.

Qualquer aposentado poderá pedir a desaposentação?

Pelo texto da desaposentação inserido pelos deputados e aprovado pela maioria da Câmara, haverá uma carência de 60 novas contribuições após a primeira aposentadoria para que o trabalhador possa solicitar o novo cálculo do benefício.

Haverá limite para receber o novo benefício?

O valor da aposentadoria mensal estará limitado ao teto estabelecido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de R$ 4.663.

Quem se aposentar terá direito a outros benefícios?

A emenda aprovada pela Câmara também garante aos que continuam em serviço após a aposentadoria direito a auxílio-doença, auxílio-acidente, serviço social e reabilitação profissional, o que poderá gerar despesas ainda maiores para a Previdência.

Como o STF vê a desaposentação?

A constitucionalidade da desaposentação havia chegado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, em agosto do ano passado, dois ministros votaram contra a possibilidade do benefício – Dias Toffoli e Teori Zavascki -, enquanto outros dois votaram a favor – Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello. O julgamento, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista da ministra Rosa Weber, que queria mais tempo para analisar a matéria. Desde então, o processo não voltou à pauta do STF e as dúvidas sobre a possibilidade de recálculo continuam.

Informações do G1.

Desaposentação em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

Desaposentação Pós-Graduação em Direito PrevidenciárioA Previdência Social é uma das áreas jurídicas que mais necessitam de reformas no país. O debate envolve a expectativa de vida dos cidadãos em um contexto de sociedade acostumada com aposentadorias precoces.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito Previdenciário da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.