O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e procurador de justiça Dr. Rogério Greco concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Palavra do Professor, da Verbo Jurídico. O jurista debateu sobre segurança pública, o sistema prisional brasileiro, a atividade policial e a polícia pacificadora.

Assista ao programa Palavra do Professor

O sistema prisional brasileiro, para Greco, ainda é falho em muitos aspectos. “O Brasil prende muito e prende mal. Nós prendemos só pobres e miseráveis. É muito mais fácil prendê-los do que pessoas de classe média e alta”, admite.

Construir novos presídios e aumentar a oferta de vagas não resolverá o problema carcerário como um todo. O promotor ressalta que essa é uma solução rasa, já que o Estado precisa, primeiramente, cumprir suas funções sociais – oferecer emprego, saúde, educação, lazer, cultura, habitação – para não precisar prender posteriormente.

Uma solução para esse panorama seria combater a corrupção. Para Greco, a corrupção não se caracteriza somente como um crime de caráter, mas também como um vício. “Enquanto um político pega todo esse dinheiro, muitas pessoas morrem nas filas de hospitais ou não tem merenda escolar”, afirma.

Greco comenta ainda sobre as polícias pacificadoras, que, para ele, não resolvem o problema social. “Quando a Polícia tira o domínio do tráfico, o Estado tem que ocupar esse espaço, o que acontece. O Estado não se preocupa com sua população”.

Por outro lado, a população precisa entender que a Polícia é aliada da população e não sua inimiga. Dessa forma, podem ser formados relações de amizade entre os cidadãos e a Instituição, facilitando o trabalho policial.

Prepare-se com a Verbo Jurídico

delegadofederal

O curso para Delegado de Polícia Federal aborda todas as disciplinas do último edital do concurso. A metodologia especial da Verbo Jurídico é embasada em dados estatísticos colhidos das últimas provas, dando ênfase aos assuntos mais exigidos com nossa qualidade nacionalmente reconhecida na preparação para concursos.

Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 99321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.