Confira todas as orientações para a prova do concurso Brigada Militar Soldado – Nível III
Conheça nosso curso Intensivo: Soldado da Brigada Militar RS
A aplicação do Exame Intelectual (Provas Objetivas) do concurso para Soldado da Brigada Militar acontecerá no domingo, 30 de janeiro.
Assim, o órgão publicou no site da banca Fundatec, o edital sobre os locais e horário das provas. As provas serão realizadas no turno da manhã, em localidades de Porto Alegre/RS e Região Metropolitana.
Nesse sentido, os candidatos devem acessar o site da banca Fundatec, munidos do número do cpf.
Concurso Brigada Militar: locais
As provas do concurso Brigada Militar Soldado – Nível III serão realizadas nas cidades de Cachoeirinha/RS, Canoas/RS, Novo Hamburgo/RS, Porto Alegre/RS e São Leopoldo/RS, no turno da manhã. As avaliações iniciarão às 10h10, com duração máxima de 3h30.
Tempos de prova:
a) O candidato terá três horas e 30 minutos para a resolução da Prova Teórico-Objetiva e
preenchimento da Grade de Respostas.
b) Horário de apresentação dos candidatos: 08 horas e 30 minutos.
c) Horário de fechamento dos portões: 10 horas.
d) Início das Provas: 10 horas e 10 minutos
Orientações gerais
É solicitado que os candidatos cheguem no local de realização da prova 1hora e 30 minutos de antecedência, munido obrigatoriamente de documento de identificação, caneta esferográfica de ponta grossa, de material transparente, com tinta preta.
Ademais, o candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início, podendo só retirar-se, portando o caderno de questões, após duas horas do início.
A consulta ao local de prova, bem como o número da sala, deve ser feita pelo site www.fundatec.org.br, através do link “Consulta da Data, Hora e Local da Prova Teórico-Objetiva”.
Protocolos contra a Covid
- Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da prova usando máscara e deverão ter os cuidados individuais de higiene recomendados para a prevenção do contágio do COVID-19.
- Será permitido ao candidato comparecer ao local de aplicação usando, complementarmente, face shield (viseira), óculos de proteção transparente.
- O consumo de alimentos e bebidas deve ser estritamente o necessário para evitar a remoção das máscaras.
- Os candidatos deverão providenciar suas próprias garrafas com água, em embalagem transparente, pois os bebedouros do local de prova poderão não estar liberados para abastecimento de água.
- Os candidatos poderão levar seu próprio álcool em gel para uso individual durante a prova, desde que ele esteja armazenado em embalagem transparente e sem rótulo.
- As salas de aplicação de prova serão mantidas arejadas e ventiladas, garantido a circulação do ar, com portas e janelas abertas, sempre que possível.
- Os elevadores, se houver, terão acesso restrito para pessoas com deficiência ou com necessidade especial temporária, gestantes e idosos, com limite de capacidade de ocupação indicado pelo local de realização de prova. Em caso de necessidade de uso para público geral, a ocupação deverá ser observada de igual forma, mantendo-se a recomendação do local.
- O uso do banheiro terá ocupação limitada, devendo os candidatos respeitarem as orientações informadas pelos fiscais no dia de aplicação de provas.
- No local de prova, serão observados os cuidados de distanciamento social e higienização, conforme orientações legais vigentes.
- Os candidatos com diagnóstico de doença infecciosa/contagiosa, no dia de realização das provas, deverão apresentar atestado de liberação do médico para a Coordenação Local da FUNDATEC responsável do seu local de prova, atestando que podem frequentar lugares públicos, juntamente com os cuidados a serem tomados durante a realização da Prova.
Edital Retificado
O certame da Brigada Militar recentemente divulgou a sua primeira retificação. Segundo o documento, as principais mudanças estão nos requisitos, critérios de desempate e cronograma programático.
Vagas e remuneração
O edital do concurso para Soldado Nível III da Brigada Militar, oferece 4 mil vagas. A remuneração oferecida será de R$4.689,23, mediante carga horária de 40 horas semanais. Porém, no período em que estiver no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas.
Requisitos
São alguns requisitos básicos para concorrer às vagas:
- Formação de nível médio;
- Ter idade máxima de 25 anos no período das inscrições do Concurso;
- Possuir a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m, para candidatas do sexo feminino;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação/permissão válida, classificada no mínimo na Categoria “B”, até o dia para a entrega da documentação na Inclusão na Brigada Militar.
Vale destacar que, é responsabilidade de cada candidato, antes de efetuar a inscrição, o candidato verificar o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
Número de inscritos
A banca Fundatec também disponibilizou o número total de inscritos do certame. Segundo o edital publicado, foram registradas 52.157 candidaturas.
Fases do concurso
O certame se dará em quatro fases distintas:
- 1ª Fase – Exame Intelectual (Provas Objetivas);
- 2ª Fase – Exame de Saúde;
- 3ª Fase – Exame de Capacitação Física;
- 4ª Fase – Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias:
- Testagem Coletiva e
- Entrevista Individual.
Provas objetivas
O Exame Intelectual consistirá em Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com 50 questões:
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 no somatório das matérias, além de, no mínimo, um acerto em cada disciplina.
Além disso, os candidatos ainda passarão por testes físicos e psicológicos. Nesse sentido, após a conclusão de todas as fases, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Exame de Saúde
Para o Exame de Saúde, serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase até a classificação 6.000 mil, considerando os critérios de desempate e respeitado o percentual de reserva de vagas para cotistas. Esta fase do edital da Brigada Militar RS tem caráter eliminatório e será realizada por uma Junta Policial Militar de Saúde Especial (JPMSE) que avaliará os candidatos quanto ao seu estado clínico geral, parâmetros de saúde bucal e laboratoriais.
Exame de Capacitação Física
O Exame de Capacitação Física será realizado pela FUNDATEC, que convocará os candidatos APTOS na 2ª Fase, respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
De m caráter eliminatório esta fase e avaliará as condições físicas do candidato, através de exercícios e respectivos índices mínimos:
Para candidatos do sexo masculino:
05 flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.500 metros em 12 minutos.
Para candidatas do sexo feminino:
20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos.
Exame Psicológico
Para a 4ª Fase serão convocados por ordem de classificação dos candidatos aprovados no Exame de Capacitação Física e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
De caráter eliminatório, o exame será realizado em duas etapas obrigatórias: Testagem Coletiva e Entrevista Individual, cuja finalidade é avaliar as condições psicológicas do candidato para o desempenho do cargo.
Concurso Brigada Militar Soldado: próximas datas
- Aplicação do Exame Intelectual – TURNO MANHÃ – 30/01/2022
- Realização do Exame de Saúde – 16/03 a 25/03/2022
- Resultado Definitivo do Exame de Saúde – 16/04/2022
As demais etapas serão publicadas nos editais subseqüentes.
Conheça nosso curso Intensivo: Soldado da Brigada Militar RS
Concurso Brigada Militar Soldado: Resumo
- Órgão: Brigada Militar RS
- Cargos: soldado
- Vagas: 4 mil
- Requisitos: níveis médio, até 25 anos de idade e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
- Remuneração: R$4.689,23
- Provas: 30 de janeiro de 2022
- Edital Brigada Militar Soldado