Com o desabamento de telhado e tumulto em algumas salas, a prova do concurso PC/RJ delegado foi cancelada.
A prova objetiva do concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está suspensa! Segundo nota divulgada no site da corporação, a decisão pelo adiamento ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o comunicado, estruturas de alguns espaços físicos utilizados foram atingidas de maneira que impossibilitou a continuidade da aplicação das provas,
Ademais, o documento ressalta que:
“A decisão conjunta, mesmo sem a existência de feridos, foi adotada devido à impossibilidade de realocação imediata de determinado número de candidatos em outros espaços, e teve por finalidade evitar qualquer risco à saúde e à segurança dos concorrentes e viabilizar as condições adequadas de isonomia e lisura do certame.”
Desde ontem, candidatos que foram realizar a prova, agendada para às 14h, têm relatado na internet, diversos problemas como o teto de duas salas de uma universidade, que desabou.
Até o momento, a banca Cebraspe não se manifestou a respeito de uma nova data para as provas.
Mais de 12 mil inscrições
De acordo com publicação da banca Cebraspe, o certame registrou um total de 12.630 inscritos para as 50 vagas imediatas classe inicial da carreira de Delegado de Polícia – 3ª Classe. Assim, a demanda total de candidatos por vaga será de 247.20.
Do total de postos ofer4cidos, 32 vagas são para ampla concorrência, 10 vagas são reservadas a candidatos negros e indígenas, 3 para candidatos com deficiência e 5 são destinadas aos candidatos com hipossuficiência econômica.
Concurso PC/RJ Delegado terá duas fases
PRIMEIRA FASE
Prova Objetiva – caráter eliminatório e classificatório
Provas Discursivas – caráter eliminatório e classificatório
Provas Orais – caráter eliminatório e classificatório
Exame Psicotécnico – caráter eliminatório -, ambos de caráter eliminatório
SEGUNDA FASE
A segunda fase consistirá em três etapas, que ocorrerão concomitantemente, de responsabilidade da ACADEPOL:
Curso de Formação Profissional (CFP) – caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito;
Prova de Investigação Social – caráter eliminatório;
Prova de Títulos – caráter classificatório
PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva Preliminar terá a duração de 5 horas, compreendendo 100 questões de múltipla escolha, distribuídas conforme o quadro abaixo:
Assim, a prova terá peso máximo de 600 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos em cada uma das disciplinas, isoladamente.
PROVAS DISCURSIVAS
650 candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para a submetidos a 3 provas discursivas, aplicadas em 3 dias diferentes, com duração de 5 horas cada. As datas serão divulgadas em data oportuna, por meio de edital próprio. As disciplinas serão divididas conforme quadro abaixo:
Desta forma, cada prova consistirá na elaboração de respostas a questões referentes a ponto do Conteúdo Programático, apresentado no edital, podendo compreender dissertações ou confecção de peças técnico-jurídicas.
PROVAS ORAIS
Todos os candidatos aprovados nas Provas Discursivas serão convocados para a Prova Oral. Assim, as Provas Orais consistirão na arguição ou na exposição sobre pontos do Conteúdo Programático, com prazo mínimo de cinco minutos por disciplina.
Os examinadores atribuirão nota de 0 a 100 pontos em cada arguição. Desta maneira, a nota final da disciplina será a média aritmética da soma das notas atribuídas.
Será considerado reprovado e, portanto, excluído do concurso, o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 50 pontos, em cada uma das disciplinas isoladamente.
EXAME PSICOTÉCNICO
O exame consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais do candidato, podendo ser aplicado coletivamente.
EXAME MÉDICO E PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA
Os candidatos deverão providenciar, às suas expensas, os seguintes exames datados de, no máximo, 90 dias contados a partir da data de publicação do edital de convocação para essa etapa:
a) teste ergométrico, com laudo;
b) hemograma completo;
c) glicemia, ureia, creatinina e tipo sanguíneo, com fator Rh.
CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (CFP)
Serão convocados para o CFP os candidatos aprovados e classificados, dentro do número de vagas ofertadas, na primeira fase do concurso, observada a ordem de classificação, incluídos neste quantitativo os percentuais das reservas de vagas estabelecidos.
O CFP tem caráter eliminatório e classificatório, com carga horária mínima de 540, com aferição de frequência, aproveitamento e conceito.
Ademais, enquanto durar o CFP, o candidato receberá bolsa-auxílio de 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, o que corresponde a R$ 14.787,16, sem incidência de descontos previdenciários.
PROVA DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL
O candidato matriculado no Curso de Formação Profissional (CFP) será submetido à Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório, considerando-se seus antecedentes criminais e sociais, bem como sua conduta no CFP.
A Banca de Investigação Social examinará os atos da vida civil do candidato, podendo este ser eliminado, quando constatada conduta desabonadora em sua vida pública ou particular, ainda que não .
Assim, a Investigação Social será realizada com base em documentos oficiais relacionados em formulário próprio, que conterá perguntas de caráter pessoal.
PROVA DE TÍTULOS
Durante o Curso de Formação Profissional os candidatos serão convocados para a apresentação de títulos para o cargo de Delegado de Polícia.
Desse modo, serão considerados títulos:
I) aprovação em concursos públicos para cargos da área jurídica (sem efetivo exercício) – Delegado de Polícia dos demais Estados da Federação e do Distrito Federal, Delegado da Polícia Federal, Juiz Federal, Juiz de Direito, Procurador da República, Promotor de Justiça, Defensor Público da União e dos Estados, Procurador Federal, Procurador Estadual, Procurador Municipal e Advogado da União;
II) efetivo exercício de cargo inerente às atividades de Polícia Judiciária (Polícias Civis Estaduais e do Distrito Federal e Polícia Federal) – Delegado de Polícia dos demais Estados da Federação e do Distrito Federal, Delegado da Polícia Federal e Agentes da Autoridade Policial;
III) efetivo exercício no cargo da área jurídica, não alcançados pelo inciso anterior – Juiz Federal, Juiz de Direito, Procurador da República, Promotor de Justiça, Defensor Público da União e dos Estados, Procurador Federal, Procurador Estadual, Procurador Municipal e Advogado da União;
IV) formação acadêmica;
V) autoria de trabalhos jurídicos;
VI) magistério jurídico superior;
VII) efetivo exercício da advocacia.
Concurso PC/RJ Delegado: requisitos
Para se candidatar, os interessados precisam ser bacharéis em Direito, apresentando assim, na data da posse, o diploma devidamente registrado e emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
O concurso PC/RJ Delegado não exige comprovação de exercício de atividade jurídica ou policial.
Concurso PC/RJ Delegado: Resumo
- Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC/RJ)
- Escolaridade: nível superior
- Vagas: 50
- Cargo: Delegado de Polícia
- Remuneração: R$ 18.483,95.
- Prova objetiva: a definir
- Banca: Cebraspe
- Status: prova cancelada
Canal exclusivo – Carreiras Jurídicas Delegado
Quer ficar sabendo em primeira mão sobre as principais notícias dos concursos para Delegado de Polícia? Então acompanhe o nosso canal do Telegram. Além disso, você receberá materiais de apoio para os estudos e convites para eventos gratuitos.