O concurso TJ/SP Juiz tem nova data de aplicação da prova objetiva.
Conheça nossos curso Intensivo: Juiz de Direito TJSP
Atenção inscritos, a data da prova do concurso da magistratura do estado de São Paulo foi alterada! De acordo com o edital de retificação n° 02/2021, publicado nesta quarta (22), no site do órgão, a prova objetiva foi adiantada para o dia 7 de novembro de 2021.
De acordo com o documento, a mudança foi necessária após o “recente e não previsível agendamento das provas do ENADE 2021, que inviabilizará a aplicação da prova objetiva seletiva do certame da magistratura paulista no dia 14/11/2021”. Com isso, não haveria locais suficientes para a realização da prova.
Concurso TJ/SP Juiz
O edital do concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo foi publicado no dia 9 de agosto de 2021, para o provimento de 266 vagas imediatas, com remuneração a partir de R$ 28,8 mil.
Ademais, o concurso, com provas agendadas para 7 de novembro de 2021, será coordenado e executado pela Comissão de Concurso do TJ/SP, com o auxílio da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP.
Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos deverão comprovar, dentre outras exigências, formação superior em Direito, concluída em instituição reconhecida pelo MEC, há pelo menos três anos. Além disso, será requisito o exercício de atividade jurídica por ao menos três anos, exercidos após a graduação e finalizados até a data da inscrição definitiva.
O que vale como atividade jurídica?
De acordo com a resolução nº 75, de 12 de maio de 2009, que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional, consideradas atividades jurídicas:
- aquela exercida com exclusividade por bacharel em Direito;
- o efetivo exercício de advocacia, inclusive voluntária, mediante a participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado (Lei nº 8.906, 4 de julho de 1994, art. 1º) em causas ou questões distintas;
- o exercício de cargos, empregos ou funções, inclusive de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimento jurídico;
- o exercício da função de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, no mínimo por 16 horas mensais e durante um ano;
- o exercício da atividade de mediação ou de arbitragem na composição de litígios.
Etapas do Concurso TJ/SP Juiz
O certame que irá selecionar os próximos juízes do TJ/SP se dará em cinco etapas:
1ª Etapa: prova objetiva (eliminatória e classificatória)
2ª Etapa: prova discursiva e prática de sentença (eliminatória e classificatória)
3ª Etapa: Inscrição definitiva; Sindicância da vida pregressa e investigação social; Exames de sanidade física e mental; Avaliação psicológica (eliminatória)
4ª Etapa: Prova oral (eliminatória e classificatória)
5ª Etapa: Avaliação de Títulos (classificatória)
Magistratura TJ/SP: AULAS GRATUITAS
Se o seu sonho é conquistar uma das 266 vagas do concurso Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, então você pode contar com a Verbo!
Entre os dias 21 e 24 de setembro, você vai assistir a uma programação inédita, com aulas de questões comentadas por grandes nomes da magistratura.
Inscreva-se para receber, além das aulas de questões, uma aula bônus sobre Informativos, cronograma de estudos e materiais complementares.
Concurso TJ/SP Juiz: Resumo
- Órgão: Tribunal de Justiça de São Paulo – TJ/SP
- Escolaridade: nível superior
- Vagas: 266
- Cargo: Juiz Substituto
- Remuneração Inicial: R$ 28.883,97
- Inscrição: 16/08 a 17/09/2021
- Prova Objetiva: 07/11/2021
- Banca: Vunesp
- Status: edital publicado
- Link do edital
Conheça nossos curso Intensivo: Juiz de Direito TJSP
Canal exclusivo – Carreiras Jurídicas
Quer ficar sabendo em primeira mão sobre as principais notícias dos concursos? Então acompanhe o nosso canal do Telegram. Além disso, você receberá materiais de apoio para os estudos e convites para eventos gratuitos.