Cursos de Pós-Graduação em Direito formam especialistas em várias áreas jurídicas.
Os cursos de pós-graduação em Direito são cada vez mais procurados por profissionais interessados em se especializar em uma área – seja no campo no qual já atuam, seja no tema com que desejam trabalhar. A formação posterior à faculdade aumenta as chances de contratação e traz um importante diferencial à carreira: além de estudar o que gosta, o profissional terá acesso a um maior número de oportunidades de emprego.
Veja abaixo as principais vantagens de fazer uma pós-graduação em Direito:
1. Grandes chances de aumentar seu salário
Uma pesquisa comprovou que fazer curso de pós-graduação amplia as chances de ter aumento de salário ou promoção. O estudo foi feito pela consultoria Robert Half com executivos brasileiros e mostrou que 66% dos profissionais com pós-graduação ou MBA tiveram alta salarial após a conclusão do curso.
Desses trabalhadores, pelo menos 22% passaram a ganhar mais que o dobro do salário que recebiam antes do curso. Outros 30% tiveram aumentos entre 20% e 50%. A pesquisa ouviu 50 executivos de média e alta gerência do Brasil.
2. Estudar os assuntos que você gosta ou quer conhecer
Especializar-se em um assunto pode ser muito interessante e prazeroso. Ao buscar uma pós-graduação em Direito, procure por áreas que você gosta de estudar – o aprendizado é mais fácil quando você se identifica com o tema.
Ao contrário da graduação, em que se aprende um pouco sobre cada campo jurídico, o aluno da pós-graduação tem a oportunidade de focar em um ou mais campos. Por exemplo, quem gostou de estudar Criminologia e Direito Penal durante a faculdade provavelmente optará por uma especialização em tais assuntos, inclusive em Advocacia Criminal.
3. Aprofundar-se na área em que você já trabalha
A experiência profissional tem grande relevância no currículo, mas não é suficiente para tornar você um especialista naquele tema. Uma pós-graduação em Direito acrescenta conhecimentos essenciais a bacharéis que já estão no mercado de trabalho.
A especialização também pode ser a formação que faltava para que um profissional alcance melhor colocação dentro de uma empresa. Cargos de maior responsabilidade exigem conhecimentos mais aprofundados.
4. Dar um novo foco à sua carreira
Uma pós-graduação em Direito também pode alavancar sua carreira em uma área diferente daquela que você vinha seguindo até então. Muitas vezes, bacharéis seguem o primeiro campo de trabalho em que conseguem um emprego e têm dificuldades de mudar mais tarde.
Um profissional que trabalha em determinada área jurídica há vários anos teria dificuldade em conseguir um emprego em outra área, e lhe faltariam conhecimentos para assumir um bom cargo. A pós-graduação em Direito pode ser exatamente o que ele precisa para dar um novo foco à carreira.
5. Ampliar sua rede de contatos
É inegável que voltar às salas de aula – sejam presenciais ou a distância (EAD) – faz com que você conheça muitas pessoas interessantes que podem influenciar positivamente na sua carreira, ampliando seu networking. Mesmo que o contato seja virtual, no caso dos cursos EAD, é possível descobrir até mesmo novas oportunidades profissionais.
A relação com os professores também acrescenta muito à experiência de se fazer uma pós-graduação em Direito. Muitas vezes, os educadores também atuam no mercado de trabalho – em escritórios de advocacia, consultorias ou outras empresas – e se tornam contatos valiosos aos estudantes.
Conheça os cursos de Pós-Graduação em Direito da Verbo Jurídico
Agora que você já descobriu por que vale a pena fazer uma pós-graduação em Direito, conheça os cursos da Verbo Jurídico. A instituição atua no mercado educacional e editorial há mais de uma década e é referência em educação nos segmentos Editorial e de Ensino.
Os cursos estão disponíveis tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). O Grupo Verbo possui sedes em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Brasília.