Sede da Verbo Jurídico foi ponto de coleta de doações durante a campanha Verbo SOS
A Verbo Jurídico entregou na quinta-feira (29) as doações feitas na sede do Grupo Verbo (avenida Ipiranga, 2899) à Defesa Civil de Porto Alegre. Os itens serão destinados aos moradores que ficaram desabrigados em função das chuvas e enchentes em Porto Alegre.
O Grupo Verbo foi ponto de coleta de doações nas últimas semanas, na campanha Verbo SOS. Funcionários, alunos, ex-alunos e vizinhos da Verbo Jurídico levaram produtos que faltam àqueles que deixaram suas casas.
A pedido da Defesa Civil municipal, foram doados principalmente alimentos e itens de limpeza, já que a quantidade de roupas arrecadadas no início da campanha foi suficiente.
Doações ainda podem ser feitas diariamente no Ginásio Tesourinha, das 8h às 22h. Produtos que auxiliem na reconstrução de moradias – como móveis, telhas, lonas e madeiras – podem ser entregues na sede no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB – avenida Princesa Isabel, 1115), de segunda a sábado, das 8h às 20h.
Fim da cheia histórica do Guaíba
Após 19 dias, terminou nesta semana a cheia histórica do Lago Guaíba. Na quarta-feira (28), as águas haviam baixado a ponto de deixarem o nível de alerta e passarem ao nível de atenção, que é menos grave.
A medição de quarta-feira constatou que as águas estavam a 2,09 metros. O nível máximo do Guaíba chegou a 2,94 metros no dia 17 de outubro.
Essa foi a primeira vez que todas as comportas do Cais Mauá foram fechadas.
Famílias voltam para casa com doações
Com a baixa no nível das águas do Guaíba, muitas famílias que ficaram desabrigadas devido às enchentes já começaram a voltar para suas casas. Moradores da região das ilhas foram transportados de ônibus nesta semana.
Caminhões do Exército também auxiliaram levando pertences e doações das famílias. Os moradores das ilhas poderão solicitar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a partir do dia 9 de novembro.
Com informações da Defesa Civil de Porto Alegre e da Zero Hora.
Imagem em destaque: Cleber Rodrigues/Verbo Jurídico