Um texto de Alexandre Henry:

Eu já escrevi sobre isso algumas vezes, mas sempre voltam a me perguntar se eu recomendo parar de trabalhar para se dedicar integralmente aos estudos. A minha resposta é sempre a mesma: não!

Enumero algumas razões:

  1. Nem sempre ter mais tempo livre significa que você vai ocupar esse tempo com os estudos.
  2. Ficar concentrado nos livros o dia todo, sete dias por semana, pode cansar a sua cabeça e tornar aquela rotina entediante.
  3. Se você é sustentado por alguém, há uma chance razoável dessa pessoa, por mais que te ame, cobrar a sua aprovação.
  4. Você mesmo, estando dedicado só aos estudos, vai se cobrar mais e essa pressão – definitivamente – não é algo positivo para os estudos.

Os números parecem me dar razão. Nas pesquisas que fiz para meu livro “Juiz Federal: lições de preparação para um dos concursos mais difíceis do Brasil”, cerca de 90% dos aprovados para a magistratura estavam trabalhando quando estudaram para o concurso.

Números um pouco mais modestos, mas ainda assim reveladores, apareceram nas pesquisas que fiz para o livro “Técnico e Analista da Justiça Federal: Guia para se preparar para o concurso do TRF da 1ª Região” (clique aqui para acessar a página do livro). Cerca de 68% dos aprovados para o cargo de técnico, bem como 75% dos aprovados para o de analista, estavam trabalhando quando estudaram para o concurso. Metade dos que estavam trabalhando, faziam-no em período integral.

Quase todo mundo sonha em parar de trabalhar para ficar só estudando para o concurso. Esse sonho, infelizmente, pode virar pesadelo na medida em que o tempo passa, você se cobra cada vez mais, mas a aprovação não vem. Sim, há gente que consegue montar uma excelente rotina de estudos, dedicando-se integralmente aos livros, sem se cobrar e enfrentando as provas de maneira tranquila. Só que nem todo mundo é assim.

Para resumir o meu pensamento, trabalhar faz bem e, se esse trabalho não te massacra, se ele não te ocupa dez ou doze horas por dia, continue nele enquanto estuda para o concurso. Como visto nas pesquisas, a sua chance de ser aprovado não será menor por ter que cumprir diariamente uma rotina de trabalho.

Alexandre Henry

Professor e Juiz Federal

 

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.