Ao todo, 1.174 candidatos participaram da prova de conhecimentos específicos, a segunda fase do concurso PC/PR Delegado.

Conheça nosso curso Intensivo: Delegado PC/PR 2ª Fase

O concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná realizou no último domingo (12) a segunda fase. Na ocasião, 1.174 candidatos compareceram à Prova de Conhecimentos Específicos.

A partir disso, as próximas fases são as provas de títulos, higidez física, aptidão física e de investigação de conduta. O concurso PC/PR delegado oferece 50 vagas, com remuneração inicial de  R$ 18.280,05.

Concurso PC/PR Delegado: segunda fase

A Para a Prova de Conhecimentos Específicos foi aplicada no Centro Politécnico, em Curitiba. Vale ressaltar que, exclusivamente para o cargo de Delegado. Nesse sentido, em comunicado divulgado no último dia 9 de dezembro, a banca informou sobre as regras e demais orientações necessárias para a prova.

De acordo com o documento, para os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia, foi  permitida a consulta à legislação, desde que editada em livro sem quaisquer anotações, comentários, apontamentos (admitindo, apenas, o uso de marca-texto, grifos ou sublinhados), jurisprudências, súmulas, orientações jurisprudenciais ou enunciados dos tribunais.

Ao todo, o certame oferece 400 vagas. Dessas, 50 são para o cargo de delegado, o qual tem como remuneração inicial, com iniciais de  R$ 18.280,05.

Concurso PC/PR Delegado: etapas

O concurso PC PR é constituído por seis etapas: Prova Objetiva, Prova de Conhecimentos Específicos, Prova de Títulos, Prova de Higidez Física, Prova de Aptidão Física e Exame de Investigação de Conduta.

Prova de Conhecimentos Específicos

A prova de conhecimentos específicos foi constituída por 7 questões, totalizando pontuação máxima de 100 pontos.

 Correção Da Prova De Conhecimentos Específicos

Para a correção da Prova de Conhecimentos Específicos serão utilizados os seguintes critérios:

 a) correta e integral identificação dos problemas apresentados à análise; 

b) embasamento adequado e exaustivo da resposta nas fontes jurídicas aplicáveis (Constituição, Lei, princípios gerais, atos normativos Infralegais, precedentes, doutrina); 

c) emprego adequado da metodologia jurídica (princípios e técnicas de interpretação, critérios de solução de antinomias, aplicação de precedentes, subsunção, ponderação, adequação); 

d) uso do padrão culto da Língua Portuguesa; 

e) técnica redacional, coesão e argumentação. 

Desse modo, serão classificados os 500 candidatos com melhor pontuação, mais os empatados na última colocação.

Prova de Títulos

Para a prova de títulos, fase de caráter exclusivamente classificatório, serão considerados os seguintes documentos:

Prova de Higidez Física

A Prova de Higidez Física terá caráter eliminatório, sendo realizada por Banca Examinadora, consiste na realização de exame médico clínico, de forma presencial, que tem por finalidade avaliar, no conjunto, as condições físicas efetivas do candidato para o exercício da função. 

Assim, o candidato deverá providenciar, por conta própria, os seguintes exames: Exames de Laboratório: 

a) hemograma completo; 

b) hepatite C; 

c) glicemia em jejum; 

d) gama glutamil transferase; 

e) parcial de urina; 

f) ureia; 

g) creatinina. 

A convocação para a prova de higidez física será divulgada em edital específico no site da banca organizadora.

Prova de Aptidão Física

A Prova de Aptidão Física terá caráter eliminatório, sendo realizada por Banca Examinadora específica, e visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar física e organicamente os treinamentos a que será submetido, bem como as condições típicas para o desempenho das atribuições do cargo de Delegado.

Com isso, no dia, horário e local definidos no Edital de convocação, o candidato deverá comparecer trajando roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, portando os seguintes documentos: 

a) Documento de identidade oficial, original, com foto;

b) Atestado médico, datado de, no máximo 30 dias anteriores à data de realização do exame, contendo o CRM do médico responsável, atestando que o candidato está apto para o esforço físico decorrente de todos os testes aos quais será submetido no decorrer do respectivo exame, sem ressalva de testes. 

A Prova de Aptidão Física será composta pelos seguintes testes, cujos parâmetros de avaliação e classificação levarão em conta a idade e o sexo dos candidatos:

Exame de Investigação de Conduta

O Exame de Investigação de Conduta terá caráter eliminatório, sendo realizada por Banca Examinadora específica presidida pelo Corregedor Geral da Polícia Civil e demais membros designados, e visa verificar todos os aspectos da vida pregressa e atual do candidato.

Nessa fase do Concurso Público, serão levados em conta: 

a) a falta de entrega de qualquer documento exigido; 

b) a prestação de informação inverídica ou incompleta ou falsa sobre o candidato; 

c) informações sobre eventual uso abusivo de álcool e utilização de drogas ilícitas; 

d) a fundada suspeita de vínculo com organização criminosa; 

e) condutas inapropriadas e reiteradas, desvios comportamentais ou inidôneos, que não recomendem ou incompatibilizem o candidato com a função policial civil; 

f) inadimplemento de obrigações contratuais.

Constatada qualquer conduta ou evidência que demonstre a inadequação do candidato com os preceitos legais, éticos e morais, de forma a não o recomendar para o exercício do cargo pleiteado, o Corregedor Geral da Polícia Civil encaminhará relatório circunstanciado sobre os impedimentos, que será submetido à apreciação do Presidente da Comissão do Concurso, o qual decidirá acerca da sua exclusão do certame. 

Concurso PC/PR Delegado: requisitos

Os principais requisitos para o cargo de Delegado da PC PR são:

  • Possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão em curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC ou certidão que comprove ter o candidato colado grau e, neste caso, com a comprovação de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.

Concurso PC/PR Delegado: Resumo

  • Órgão: Polícia Civil do Paraná –  PC PR
  • Banca: Funpar
  • vagas: 400
  • cargo: Delegado
  • Escolaridade: superior
  • Provas: 3 de outubro (objetiva) e 12 de dezembro (conhecimentos específicos)
  • Edital: baixe aqui

Conheça nosso curso Intensivo: Delegado PC/PR 2ª Fase

Canal exclusivo – Carreiras Jurídicas Delegado

Quer ficar sabendo em primeira mão sobre as principais notícias dos concursos para Delegado de Polícia? Então acompanhe o nosso canal do Telegram. Além disso, você receberá materiais de apoio para os estudos e convites para eventos gratuitos.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Editoria com tudo sobre concursos públicos e carreiras jurídicas.

Comments are closed.