Os servidores do Judiciário receberão um reajuste salarial de 41%, em média, pelo menos se depender da Câmara dos Deputados. O Plenário da Casa aprovou nessa semana o Projeto de Lei 2648/15, enviado pelo Supremo Tribunal Federal, que reajusta os salários da categoria de maneira escalonada. O aumento ocorrerá em oito parcelas, começando este ano e terminando em julho de 2019. Com a aprovação, o PL segue para o Senado.

A Câmara analisa também o PL 6697/09, do Ministério Público da União, que reajusta os salários dos servidores do órgão. As duas votações citadas fazem parte de um acordo promovido pelos líderes partidários da Casa.

Salarial-01

No combinado, os parlamentares se comprometeram a votar nesta quarta-feira diversos projetos de leis que tratam de reajustes de servidores públicos. Além do aumento salarial dos servidores do Judiciário e do MP, também serão analisados PLs que afetam servidores da educação, das agências reguladoras, das Forças Armadas, ministros do STF, o procurador-geral da República, entre outros segmentos do funcionalismo público.

Desvinculação no radar

Além dos reajustes, há possibilidade de a Proposta de Emenda à Constituição que estende a Desvinculação de Receitas da União até 2023 também entrar na pauta. A PEC eleva de 20% para 30% o percentual sobre a desvinculação das receitas da União, além de estender a DRU para os estados, o Distrito Federal e os municípios.

A DRU é um mecanismo que possibilita ao governo usar livremente 30% dos tributos federais para que parte das receitas de impostos e contribuições não seja obrigatoriamente destinada a determinado órgão, fundo ou despesa. Porém a desvinculação não se aplica aos recursos destinados à saúde, à educação e a transferências constitucionais de estados e municípios.

A proposta foi aprovada na manhã desta quarta-feira na comissão especial que analisava o tema. Até o início da sessão, estava previsto no relatório que a prorrogação iria até 2019. No entanto, em meio às discussões, a base governista conseguiu ampliar, de última hora, essa prorrogação até 2023.

Com informações de: STJ, ConJur

Os concursos estão chegando…

gotanalista

O curso preparatório para Analista dos Tribunais e MPU da Verbo Jurídico é a opção mais completa para obter o sucesso na aprovação. Como diria a Rainha Cersei Lannister, no jogo dos concursos, você é Verbo ou você reprova.

Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Share.

About Author

Comments are closed.