Após 20 anos, Ordem dos Advogados do Brasil aprova novo código de ética

O novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi publicado neste mês pelo Conselho Federal da entidade e prevê algumas mudanças. O regimento interno tem 80 artigos e passa a valer em 2016.

O documento substitui o atual código de ética, que está em vigor há 20 anos.

Veja o que muda na regulação da advocacia a partir de 2016.

Código de Ética Conselho Federal OABAdvocacia pro bono é autorizada por novo código de ética

Uma das principais inovações do novo código é a advocacia pro bono, que possibilita a advocacia gratuita a pessoas necessitados economicamente. No código antigo, a prática era vedada.

Apesar de ser realizada há muito tempo pelos advogados, a advocacia pro bono enfrentava resistência de algumas seccionais da Ordem, como a de São Paulo e Alagoas, que limitavam a atuação de advogados à defesa de instituições sem fins lucrativos.

Novo código de ética permite publicidade na internet

O texto do novo código de ética autoriza os advogados a divulgar seus serviços na internet, inclusive nas redes sociais. A permissão, porém, é restrita: os profissionais devem fazer apenas uma apresentação, com caráter meramente informativo.

O código de ética orienta que os advogados primem pela discrição e sobriedade nessa publicidade eletrônica, que não pode configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Permanece vedada a publicidade em rádio, cinema e televisão, outdoors e painéis luminosos, muros, paredes, veículos e elevadores.

Código de Ética OAB ClientesRestrições e permissões do código de ética para cartões de visita

Um dos artigos do novo código de ética proíbe os advogados de fazer menção a cargos, empregos ou funções exercidas no passado ou presente e de colocar foto nos cartões de visitas. Está permitido o nome do profissional ou da sociedade de advogados, o número de inscrição na entidade, as especialidades de atuação, endereço e logotipo da banca, além de horário de atendimento e idiomas em que o cliente poderá ser atendido.

O código de ética também permite fazer referência a títulos acadêmicos e distinções honoríficas relacionadas à atividade, além de vinculações a instituições jurídicas das quais o profissional faz parte.

Patrocínio de eventos é autorizado por código de ética da OAB

Os advogados estão permitidos, pelo novo código de ética, a patrocinar eventos ou publicações de caráter jurídico. A norma vale para boletins, por meio físico ou eletrônico, sobre matéria de interesses dos advogados, desde que seja restrita a clientes e interessados do meio profissional.

Código de Ética OAB MediaçãoCódigo de ética incentiva mecanismos como mediação

É dever do advogado incentivar que os clientes adotem mecanismos como a mediação e a conciliação, segundo o novo código de ética da OAB. O objetivo é auxiliar na redução do número de processos que sobrecarregam a Justiça brasileira e buscar meios alternativos de resolução de conflitos.

Entretanto, o código de ética ressalta que, mesmo nesses casos, o valor dos honorários do profissional não poderá ser diferente.

Código de Ética OAB LivrosMais rigor com dirigentes da OAB após novo código de ética

Os dirigentes da própria OAB estarão sujeitos a maior rigor a partir da validade do novo código de ética. Todos os que exercem cargos ou funções na Ordem dos Advogados e na representação da classe serão submetidos a um expresso regramento quanto à conduta a ser observada.

No âmbito do processo disciplinar, foi estabelecido o prazo máximo de 30 dias para o relator emitir decisão pela instauração ou não de processo, o que agilizará as punições disciplinares.

“Cortando na própria carne, a OAB faz constar no seu código de ética regras rigorosas de conduta para seus dirigentes, incluindo presidentes e conselheiros”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Com informações da OAB, do ConJur e da Agência Brasil.

Código de ética da OAB em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

A conduta profissional é um dos aspectos mais importantes para quem escolhe trabalhar como advogado. O novo código de ética da OAB foi uma atualização necessária após tantos anos sob o mesmo regulamento.

A atuação dos advogados em várias áreas jurídicas faz parte das discussões abordadas nos cursos de Pós-Graduação em Advocacia da Verbo Jurídico – seja o curso de Advocacia Cível, Advocacia Criminal ou Advocacia Trabalhista. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.