A prova objetiva do concurso para Delegado da PC/RJ acontece no domingo, 12. Confira o que levar no dia da avaliação. Número de inscritos já foi divulgado.

O concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro irá aplicar a prova objetiva para os candidatos ao cargo de Delegado, no próximo domingo, 12 de dezembro, às 14h. O horário anteriormente divulgado foi 8h, porém, a Polícia Civil optou por mudar o horário. Desse modo, os inscritos já podem verificar os locais, acessando o site da banca Cebraspe e adicionando o CPF.

Mais de 12 mil inscrições

De acordo com publicação da banca Cebraspe, o certame registrou um total de 12.630 inscritos para as 50 vagas imediatas classe inicial da carreira de Delegado de Polícia – 3ª Classe.  Assim, a demanda total de candidatos por vaga será de 247.20.

Do total de postos ofer4cidos, 32 vagas são para ampla concorrência, 10 vagas são reservadas a candidatos negros e indígenas, 3 para candidatos com deficiência e 5 são destinadas aos candidatos com hipossuficiência econômica.

Veja o documento na íntegra.

O que levar para a prova PC/RJ Delegado?

De acordo com o edital do concurso, o candidato deverá utilizar, exclusivamente, caneta esferográfica produzida em material transparente, de tinta indelével preta. Além disso, serão aceitos os seguintes documentos de identidade:

  • carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; 
  • carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); 
  • passaporte brasileiro; 
  • certificado de reservista; 
  • carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; 
  • carteiras de trabalho; 
  • carteiras de identidade do trabalhador; 
  • carteiras nacionais de habilitação em papel (somente o modelo com foto).

Vale ressaltar que o edital de abertura solicita que os candidatos compareçam aos locais determinados para sua realização com 60 minutos de antecedência do horário previsto para o início das provas.

Cuidados contra a Covid-19

Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca. Os concorrentes também serão submetidos à verificação da temperatura corporal e deverão respeitar o distanciamento social. 

Além de máscaras extras para troca sempre que necessário, o candidato deve levar álcool 70% (na forma líquida ou em gel) para fazer a higienização das mãos.

Concurso PC/RJ Delegado terá duas fases

PRIMEIRA FASE 

Prova Objetiva  – caráter eliminatório e classificatório

Provas Discursivas  –  caráter eliminatório e classificatório

Provas Orais – caráter eliminatório e classificatório

Exame Psicotécnico – caráter eliminatório -, ambos de caráter eliminatório

SEGUNDA FASE

A segunda fase consistirá em três etapas, que ocorrerão concomitantemente, de responsabilidade da ACADEPOL:

Curso de Formação Profissional (CFP) – caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito; 

Prova de Investigação Social – caráter eliminatório;

Prova de Títulos – caráter classificatório

PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva do concurso PC/RJ Delegado, terá a duração de 5 horas, compreendendo  100 questões de múltipla escolha, distribuídas conforme o quadro abaixo: 

Assim, a prova terá peso máximo de 600 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos em cada uma das disciplinas, isoladamente.

PROVAS DISCURSIVAS

650 candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para a submetidos a 3 provas discursivas, aplicadas em 3 dias diferentes, com duração de 5 horas cada. As datas serão divulgadas em data oportuna, por meio de edital próprio. As disciplinas serão divididas conforme quadro abaixo: 

Desta forma, cada prova consistirá na elaboração de respostas a questões referentes a ponto do Conteúdo Programático, apresentado no edital, podendo compreender dissertações ou confecção de peças técnico-jurídicas.

PROVAS ORAIS

Todos os candidatos aprovados nas Provas Discursivas serão convocados para a Prova Oral. Assim, as Provas Orais consistirão na arguição ou na exposição sobre pontos do Conteúdo Programático, com prazo mínimo de cinco minutos por disciplina.

Os examinadores atribuirão nota de 0 a 100 pontos em cada arguição. Desta maneira, a nota final da disciplina será a média aritmética da soma das notas atribuídas. 

Será considerado reprovado e, portanto, excluído do concurso, o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 50 pontos, em cada uma das disciplinas isoladamente.

EXAME PSICOTÉCNICO

O exame consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais do candidato, podendo ser aplicado coletivamente.

EXAME MÉDICO E PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

Os candidatos deverão providenciar, às suas expensas, os seguintes exames datados de, no máximo, 90  dias contados a partir da data de publicação do edital de convocação para essa etapa: 

a) teste ergométrico, com laudo; 

b) hemograma completo; 

c) glicemia, ureia, creatinina e tipo sanguíneo, com fator Rh.

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (CFP)

Serão convocados para o CFP os candidatos aprovados e classificados, dentro do número de vagas ofertadas, na primeira fase do concurso, observada a ordem de classificação, incluídos neste quantitativo os percentuais das reservas de vagas estabelecidos.

O CFP tem caráter eliminatório e classificatório, com carga horária mínima de 540, com aferição de frequência, aproveitamento e conceito.

Ademais, enquanto durar o CFP, o candidato receberá bolsa-auxílio de  80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, o que corresponde a R$ 14.787,16, sem incidência de descontos previdenciários.

 PROVA DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL

O candidato matriculado no Curso de Formação Profissional (CFP) será submetido à Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório, considerando-se seus antecedentes criminais e sociais, bem como sua conduta no CFP.

A Banca de Investigação Social examinará os atos da vida civil do candidato, podendo este ser eliminado, quando constatada conduta desabonadora em sua vida pública ou particular, ainda que não .

Assim, a Investigação Social será realizada com base em documentos oficiais relacionados em formulário próprio, que conterá perguntas de caráter pessoal.

PROVA DE TÍTULOS

Durante o Curso de Formação Profissional os candidatos serão convocados para a apresentação de títulos para o cargo de Delegado de Polícia.

Desse modo, serão considerados títulos:

I) aprovação em concursos públicos para cargos da área jurídica (sem efetivo exercício) – Delegado de Polícia dos demais Estados da Federação e do Distrito Federal, Delegado da Polícia Federal, Juiz Federal, Juiz de Direito, Procurador da República, Promotor de Justiça, Defensor Público da União e dos Estados, Procurador Federal, Procurador Estadual, Procurador Municipal e Advogado da União; 

II) efetivo exercício de cargo inerente às atividades de Polícia Judiciária (Polícias Civis Estaduais e do Distrito Federal e Polícia Federal) – Delegado de Polícia dos demais Estados da Federação e do Distrito Federal, Delegado da Polícia Federal e Agentes da Autoridade Policial; 

III) efetivo exercício no cargo da área jurídica, não alcançados pelo inciso anterior – Juiz Federal, Juiz de Direito, Procurador da República, Promotor de Justiça, Defensor Público da União e dos Estados, Procurador Federal, Procurador Estadual, Procurador Municipal e Advogado da União; 

IV) formação acadêmica; 

V) autoria de trabalhos jurídicos; 

VI) magistério jurídico superior; 

VII) efetivo exercício da advocacia.

Concurso PC/RJ Delegado: requisitos

Para se candidatar, os interessados precisam ser bacharéis em Direito, apresentando assim, na data da posse, o diploma devidamente registrado e emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

O concurso PC/RJ Delegado não exige comprovação de exercício de atividade jurídica ou policial.

 Concurso PC/RJ Delegado: Resumo

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC/RJ)
  • Escolaridade: nível superior 
  • Vagas: 50
  • Cargo: Delegado de Polícia
  • Remuneração: R$ 18.483,95.
  • Prova objetiva: 12/12/2021
  • Banca: Cebraspe
  • Status: Edital Publicado (link)

Canal exclusivo – Carreiras Jurídicas Delegado

Quer ficar sabendo em primeira mão sobre as principais notícias dos concursos para Delegado de Polícia? Então acompanhe o nosso canal do Telegram. Além disso, você receberá materiais de apoio para os estudos e convites para eventos gratuitos.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Editoria com tudo sobre concursos públicos e carreiras jurídicas.

Comments are closed.