No dia 24 de fevereiro, é celebrado o aniversário da primeira Constituição republicana do Brasil – a Constituição de 1891. O documento criou princípios como a descentralização dos poderes, a implantação do modelo federalista e a concessão de autonomia aos estados e municípios.

A Carta Magna de 1891 serviu como diretriz do período chamado de República Velha, que era comandada por oligarquias latifundiárias. A economia do país era profundamente baseada no café e dominada pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Constituição de 1891 Assembleia Constituinte

Veja contexto histórico da Constituição de 1891

O Império brasileiro chegou ao fim em 1889. Os militares, então, articularam-se com outros grupos interessados na República para a sua proclamação. O Brasil iniciou uma fase de reformulação com um governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca. Nos dois anos seguintes, o objetivo era estabelecer novas diretrizes para o Estado brasileiro.

A Constituição de 1891 começou a ser elaborada desde a formação do governo estabelecido após a queda da monarquia.

Leia mais:
17 de maio é Dia da Constituição: conheça as 7 que o Brasil já teve

Os elaboradores da Carta Magna precisavam descaracterizar o país de como era no regime anterior e, em alguns casos, apagar o passado que não era mais bem visto. Entre os criadores do documento, estavam Prudente de Morais e Rui Barbosa, que tiveram grande influência da Constituição dos Estados Unidos.

Constituição de 1891 Estados Unidos do Brasil

Constituição de 1891 extingue Poder Moderador

A principal mudança implantada pela Constituição de 1891 foi a extinção do Poder Moderador, que era símbolo máximo da monarquia, pois permitia ao imperador interferir nos outros poderes e tomar as decisões de interesse. A nova Carta Magna determinava a existência de apenas três poderes – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Além disso, a Constituição de 1891 estabelecia que os representantes do Executivo e do Legislativo seriam eleitos por voto popular direto.

O posto do imperador foi substituído pelo de Presidente da República, que ficaria quatro anos no poder, sem direito à reeleição.

Constituição de 1891 Deodoro da Fonseca

Um detalhe curioso: presidente e vice-presidente eram eleitos individualmente.

O voto, porém, não era secreto, e só podia votar quem possuísse mais do que uma renda mínima.

Separação de Estado e Igreja na Constituição de 1891

Outra grande mudança oficializada na Constituição de 1891 foi a separação entre o Estado e a Igreja. O documento foi o primeiro a deixar claro que o Estado brasileiro não possuía uma religião específica – ou seja, o Brasil se tornou oficialmente laico.

O Estado também passou a ser responsável pelo controle da educação.

A Constituição de 1891 vigorou até 1932, ano da Revolução Constitucionalista em São Paulo.

Com informações do InfoEscola.

Constituição de 1891 em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

direitopublico

A primeira Carta Magna republicana promoveu mudanças que representaram avanços na história do Brasil. A Constituição de 1891 é um dos marcos na construção da democracia brasileira.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito Público da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 99321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.