Preso desde abril por corrupção passiva, o desembargador Evandro Stábile, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi agora condenado à aposentadoria compulsória pelo Pleno da corte da qual ele fazia parte. Com a decisão administrativa, que foi unânime, ele continua a receber o salário, mas não tem mais direito a benefícios. Segundo o site do Tribunal de Justiça, o salário bruto do desembargador, sem benefícios, é de R$ 30,4 mil.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador vai continuar recebendo salários do Poder Judiciário porque a decisão não é definitiva, e Stábile ainda pode recorrer em instâncias superiores.

O desembargador afastado do TJMT Evandro Stábile, condenado a seis anos de prisão.

O desembargador afastado do TJMT Evandro Stábile, condenado a seis anos de prisão.

Stábile foi condenado a seis anos de prisão quando ocupava cargo no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Em 2010, uma operação policial que investigava a venda de sentenças chegou até ele. Atualmente, o desembargador afastado cumpre pena no Centro de Custódia de Cuiabá.

Segundo reportagem do portal G1, a condenação de Stábile foi baseada em interceptações telefônicas que apontaram o desembargador cobrando propina para manter um prefeito no cargo. O beneficiado perdeu a eleição, e o eleito teve o mandato cassado por suposto abuso de poder econômico.

A prisão de Stábile foi decidida pelo Superior Tribunal de Justiça, que se baseou no novo entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto ao cumprimento de pena antes do trânsito em julgado. A decisão foi tomada pela Corte Especial do STJ, formada pelos 15 ministros mais antigos do órgão.

Com informações de: STJ, TJMT, Conjur

Aposentadoria compulsória em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

juri-1900---pos-graduacao-direito-do-trabalho-e-previdenciario1

Aposentadoria compulsória é uma imposição legal que obriga um indivíduo a ser afastado do seu cargo. Os motivos podem ser variados, como idade, doença física, mental ou crônica que o incapacite de exercer a função, determinação judicial, entre outros.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.