Novas regras para aposentadoria instituem fórmula variável

A lei que acrescenta novas regras para aposentadoria foi sancionada e publicada pela presidente Dilma Rousseff no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5). O texto institui um cálculo que inicia na fórmula 85/95 e varia progressivamente, de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. O Executivo vetou o artigo que permitia a chamada desaposentação (ou desaposentadoria), que é a possibilidade de recálculo do benefício para aqueles aposentados que continuaram trabalhando.

Regras para Aposentadoria Dilma

Dilma Rousseff aprovou regras para aposentadoria que aumentam progressivamente a fórmula 85/95. Imagem: Elza Fiúza/ABr

Na lei sancionada hoje, a idade do trabalhador é somada ao tempo de contribuição. É preciso que a soma chegue a 85 para mulheres e 95 para homens, nas regras para aposentadoria até 2018 – quando a fórmula passa a ser 86/96.

A lei prevê que a soma mínima entre idade e tempo de contribuição aumentará um ano a cada dois anos. Assim, em 2020, a fórmula será 87/97, e assim por diante.

Novas regras para aposentadoria são alternativa ao fator previdenciário

As novas regras para aposentadoria entram em vigor nesta quinta-feira. Elas são uma alternativa ao fator previdenciário, que penaliza aposentadorias precoces. A fórmula inicial proposta pelo Congresso Nacional previa que o cálculo 85/95 fosse fixo, e havia sido vetada pela presidente Dilma sob a justificativa de que ela aumentaria o rombo na Previdência Social.

Regras para Aposentadoria Desaposentação

A desaposentação, que é o recálculo do benefício, não foi autorizada na lei sobre regras para aposentadoria

O Executivo, então, editou uma medida provisória (MP) com outras regras, que incluíam a progressão da fórmula a partir do crescimento da expectativa de vida da população.

O Legislativo aprovou a MP, mas incluiu a emenda sobre a desaposentação. O artigo foi vetado porque, segundo o governo, poderia gerar um rombo de R$ 70 bilhões à Previdência Social em 20 anos.

O texto publicado no Diário Oficial da União diz que a desaposentação “contraria os pilares do sistema previdenciário brasileiro, cujo financiamento é intergeracional e adota o regime de repartição simples”.

Regras para Aposentadoria Fila INSS

Soma mínima entre idade e tempo de contribuição aumentará, pelas regras da aposentadoria. Imagem: Roosewelt Pinheiro/ABr

Veja aumento do cálculo pelas novas regras para aposentadoria

Para receber 100% da aposentadoria, homens e mulheres terão que atingir a soma mínima de idade e tempo de contribuição. Veja como ficará a pontuação mínima:

  • A partir de 31 de dezembro de 2018: 86 anos para mulheres e 96 anos para homens (acréscimo de 1 ponto na fórmula 95/85)
  • A partir de 31 de dezembro de 2020: 87 anos para mulheres e 97 anos para homens (acréscimo de 2 pontos na fórmula 95/85)
  • A partir de 31 de dezembro de 2022: 88 anos para mulheres e 98 anos para homens (acréscimo de 3 pontos na fórmula 95/85)
  • A partir de 31 de dezembro de 2024: 89 anos para mulheres e 99 anos para homens (acréscimo de 4 pontos na fórmula 95/85)
  • A partir de 31 de dezembro de 2026: 90 anos para mulheres e 100 anos para homens (acréscimo de 5 pontos na fórmula 95/85)

Com informações do G1 e da Reuters.

Regras para Aposentadoria Pós-Graduação em Direito PrevidenciárioRegras para aposentadoria em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

A Previdência Social é uma das áreas jurídicas que mais necessitam de reformas no país. O debate envolve a expectativa de vida dos cidadãos em um contexto de sociedade acostumada com aposentadorias precoces.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito Previdenciário da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.