Foi anunciado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB-RS), nesta terça-feira (4), um novo concurso para contratação de novos servidores para a Brigada Militar, para a Polícia Civil e para o Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito esta manhã, no Palácio do Piratini.
Ainda, o governador detalhou que serão 6,1 mil vagas, das quais 4,1 mil vagas para soldado da Brigada Militar, 200 para oficial da Brigada Militar, 450 para soldado do Corpo de Bombeiros, 50 para oficial do Corpo de Bombeiros, 1,2 mil vagas para agente da Polícia Civil e 100 vagas para delegado da Polícia Civil.
A expectativa é que o concurso seja realizado ainda esse ano. Em seu pronunciamento, o governador do Estado do Rio Grande do Sul enfatizou a importância que sua gestão dá à segurança pública, reiterando-a como prioridade durante seu mandato. Sartori lembrou, também, que a área de segurança pública foi a única com aumento orçamentário esse ano.
“Este será o maior concurso na área da Segurança Pública dos últimos 30 anos”, disse Sartori no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Os aprovados serão distribuídos por todo o Estado. Todavia, há uma tendência de intensificação do efetivo na capital gaúcha, Porto Alegre, e em sua região metropolitana, onde analisa-se ter a maior defasagem do território do Estado.
Além disso, José Ivo também oficializou o chamamento de suplentes do último concurso da Brigada Militar. Serão 49 novos alunos na Academia de Polícia Militar e 75 na Escola de Bombeiros. O governador ainda lembrou que existem dois concursos públicos em andamento no Estado: um para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Supepe), com 720 vagas, e outro para o Instituto-Geral de Perícias (IGP), com 106 vagas.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul