O juiz Sami Storch mudou o jeito de fazer direito da família em Castro Alves (BA) e tenta conseguir menores índices de reincidência na Vara Criminal de Amargosa (BA) usando a técnica alemã de constelações familiares (Foto: Arquivo Pessoal)

O juiz baiano Sami Storch (Foto: Arquivo Pessoal)

Usando uma técnica alemã antes de sessões de conciliação, Sami Storch, um juiz do interior da Bahia, obteve acordos em 100% dos casos, evitando que eles se transformassem em processos judiciais. Segundo o magistrado, o método, chamado Constelação Familiar e criado pelo teólogo, filósofo e psicólogo alemão Bert Hellinger, contribui fortemente para o fim do conflito, impactando tanto os atores diretos quanto os envolvidos indiretamente na causa, como filhos e família.

A sessão de Constelação Familiar começa com uma palestra do juiz sobre os vínculos familiares, as causas das crises nos relacionamentos e a melhor forma de lidar com esses conflitos. Em seguida, há um momento de meditação, para que cada um avalie seu sentimento. Depois disso, inicia-se o processo de Constelação propriamente dito. Durante a prática, os cidadãos começam a manifestar sentimentos ocultos, chegando muitas vezes às origens das crises e dificuldades enfrentadas.

Meditação durante uma vivência de constelações, no Fórum da Comarca de Castro Alves (BA). Na ocasião, casais refletiam sobre o vínculo que os filhos representam em suas vidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Meditação durante uma vivência de constelações, no Fórum da Comarca de Castro Alves (BA). Na ocasião, casais refletiam sobre o vínculo que os filhos representam em suas vidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2012 e 2013, a técnica foi levada aos cidadãos envolvidos em ações judiciais na Vara de Família do município de Castro Alves, a 191 km de Salvador. A maior parte dos conflitos dizia respeito a guarda de filhos, alimentos e divórcio. Foram seis reuniões, com três casos “constelados” por dia. Das 90 audiências dos processos nos quais pelo menos uma das partes participou da vivência de constelações, o índice de conciliações foi de 91%; nos demais, foi de 73%. Nos processos em que ambas as partes participaram da vivência de constelações, o índice de acordos foi de 100%.

constelacoes

Exemplo de constelações com bonecos, utilizadas em audiências com depoimento de crianças e adolescentes, especialmente em questões envolvendo definição de guarda e adoção (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Sami Storch, a Constelação Familiar é um instrumento que pode melhorar ainda mais os resultados das sessões de conciliação, abrindo espaço para uma Justiça mais humana e eficiente na pacificação dos conflitos.

A Semana Nacional da Conciliação ocorre todo ano e envolve a maioria dos tribunais brasileiros. É uma das principais ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça, que seleciona os processos que possam ter possibilidade de acordo e intima as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A última edição ocorreu de 23 a 27 de novembro de 2015 e ainda não há data confirmada para a próxima.

Com informações de: CNJ

Métodos Alternativos de Solução de Conflitos em discussão na Verbo Jurídico

inov-205--CURSO-DE-EXTENSAO-CONCILIACAO,-MEDIACAO-E-ARB.

 

Com o advento do novo CPC, a Mediação, Conciliação e Arbitragem têm se tornado uma tendência no âmbito do processo civil. Por esta razão, a Verbo Jurídico lança o curso à distância Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, a fim de dar uma maior visibilidade ao tema, abordando questões fundamentais nos procedimentos de Negociação, Conciliação e Arbitragem. Corra: as aulas começam no dia 3 de maio!

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.