Após a disputa mais acirrada desde a redemocratização e uma campanha turbulenta, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República neste domingo (30), ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) por uma diferença de mais de dois milhões de votos. Depois de ter apostado na construção de uma frente ampla de políticos e aliados para chegar à vitória, Lula voltará ao poder no dia 1º de janeiro de 2023, 12 anos depois de deixar o Palácio do Planalto.

▶️ O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. No momento do envio desta newsletter, o resultado apontava 50,90% dos votos válidos para Lula.

▶️ Lula, de seu lado, apostou na construção de uma frente ampla, que reuniu inclusive ex-adversários políticos, como o vice de sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB) – os dois foram concorrentes no pleito de 2006. A partir do segundo turno, caminharam ao lado de Lula figuras políticas importantes, como Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (REDE).

Share.

About Author

Comments are closed.