Conforme informado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) – órgão intrinsecamente ligado ao Ministério Público da União (MPU) – as vagas para o concurso do MPU de 2017 em breve serão divulgadas. Ainda, foi reafirmada a possibilidade de o edital ser lançado no próximo mês e lembrou que segue na fase de contratação de banca.
A urgência e aparente pressa do órgão se deve à carência de funcionários na composição do quadro de servidores. De acordo com o portal da transparência, faltam ao MPU mais de 1800 funcionários para o pleno exercício (sendo 627 para técnico administrativo e 1261 para analistas com formação em Direito). Se formos separar em ramos, o que tem o maior deficit de funcionários é o Ministério Público Federal (MPF), que sofre com a falta de 1.682 servidores.
No concurso passado, que ocorreu em 2013, foram chamados 4.121 candidatos, um número expressivamente maior do que foi ofertado (foram ofertadas 147 vagas). Sendo, desses, 2.605 para o cargo de técnicos administrativos e 1.516 analistas em Direito.
O órgão tem remuneração conhecida por ser alta. Os vencimentos, atualmente, são de aproximadamente R$7.200 e R$11.300 para técnico e analista, respectivamente. Espera-se que o concurso abra vagas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O MPU tem demonstrado extremo interesse em contratar a Cebraspe (antiga Cespe-UnB) para ser a banca organizadora do concurso. Todavia, a banca ainda não fechou o contrato.
Por ser um concurso que provém excelentes remunerações, é extremamente disputado. Não perca tempo e comece a se preparar agora! Adquira o nosso curso para analista judiciário e técnico judiciário !