Com o encerramento do certame para remoções internas do Ministério Público da União (MPU), a nova seleção para servidor do órgão se aproxima. Vale lembrar que no início do mês a instituição confirmou os requisitos para os três cargos que certamente estarão no edital (técnico administrativo, técnico em segurança institucional e analista judiciário).
A importância do encerramento desse concurso de remoção é a definição de qual será a oferta de vagas para cada região nesse novo certame para técnicos e analistas. O processo de remoção permite aos atuais servidores do órgão que mudem seu local de trabalho, caso tenham interesse (o resultado pode ser conferido aqui).
Especula-se que a banca organizadora será escolhida ainda em setembro. O projeto foi enviado para a Cebraspe (antiga Cespe/UnB), para a FGV e para a FCC. Todavia, tudo aponta para que a organizadora seja a Cebraspe, mesmo que o contrato ainda não tenha sido fechado. Se as expectativas se concretizarem e a banca organizadora for consolidada ainda esse mês, o edital deve ser publicado em outubro.
Outra boa notícia é que foi confirmado pelo órgão que todos os Estados da federação, além do Distrito Federal, serão contemplados pelo certame. Ainda, afirmou-se que a seleção abrirá algumas vagas de nomeação imediata – apesar de ainda não ter sido informada quantas.
Lembrando que para concorrer ao cargo de Técnico será necessário o nível médio completo. O salário do cargo é de R$ 6.167,99. Já para Analista de Direito será necessário nível superior na área. O salário inicial é de R$ 10.119,93. O quantitativo de vagas, além das áreas de cada cargo, serão divulgadas nas próximas semanas, mas a expectativa é que as funções sejam as mesmas do último certame, realizado em 2013, cuja validade será encerrada em novembro (técnico) e dezembro (analista).