O profissional de Pensamento Sistêmico pode atuar em várias áreas, como: Direito, Psicologia, Administração, Empresarial, Saúde, Coach e Educação. Abaixo você vai descobrir um pouco mais sobre onde e como atua o profissional de Pensamento Sistêmico em cada uma dessas áreas citadas acima.
Direito
No campo do direito, o advogado se utiliza do pensamento sistêmico como forma de mediar os conflitos do cliente, cooperando para que o mesmo assuma a responsabilidade de seu problema e consiga enxergar o que está por trás dele, ou seja, o todo, e assim, consiga se libertar! Para desempenhar com êxito a tarefa, o advogado deve conhecer as técnicas e ferramentas sistêmicas para atuar como facilitador, buscando alternativas para que o problema seja resolvido de forma amigável entre as partes, evitando que a resolução do conflito se dê na esfera judicial.
Psicologia
No campo da psicologia se trabalha com a terapia sistêmica, com objetivo de levar o paciente a consciência e compreensão da forma como ele está lidando e conduzindo a própria vida, considerando as relações e a reprodução de coisas do passado. Se trabalha com três eixos principais: aprofundar o estudo da família até três gerações, compreender qual é a bagagem que esse sistema familiar traz até chegar ao momento atual da vida e a repetição de padrões do passado. Isso tudo influencia nos problemas atuais e são pontos a serem observados na terapia sistêmica.
Administração/gestão empresarial
Na visão sistêmica empresarial, se trabalha com a ideia de que o todo é maior do que a soma de todas as partes. Buscando compreender que um problema não deve ser olhado individualmente, mas sim por inteiro, para que assim, possa ser resolvido da raiz. Ainda, se compreende que todos fazem parte do sistema maior (empresa) e que estão e devem estar interligados para chegar ao mesmo resultado final, ou seja, o seu crescimento individual, juntamente com o crescimento da empresa.
Saúde
A visão sistêmica voltada para a saúde é uma aliada da medicina, pois visa a cura do paciente. Através das ferramentas sistêmicas é possível compreender o processo do adoecimento ou até mesmo entender o momento em que o paciente adoeceu. Nessa busca será considerada a história da família, os traumas do passado, as feridas que não foram curadas e que podem de alguma forma originar algum tipo de doença simples, ou até mesmo grave.
Coach
Na área de coaching o uso das ferramentas e técnicas sistêmicas contribuirá para o despertar de cada indivíduo. Com objetivo de suprimir crenças limitantes e desconstruir paradigmas, através do coaching sistêmico a pessoa será potencializada a operar na plenitude de suas capacidades. A avaliação e reflexão sobre o histórico familiar contribuirá no processo de renovação de pensamentos e consequentes atitudes que levarão o coachee a resultados novos em um curto espaço de tempo.
Educação
A visão sistêmica voltada para educação é ligada ao fato de olharmos para o processo educativo como um todo, sem a separação convencional de disciplinas e aprendizados isolados. Acredita-se que os aprendizados devem ser unidos e que se pode apreender o todo unindo as disciplinas e até mesmo as pessoas. Tirando a ideia de competição e voltando a ideia de que as pessoas podem crescer e aprender juntas. Através do olhar sistêmico, a gestão escolar, a relação profissional, a hierarquia entre professores, alunos e todos os departamentos que envolvem o ambiente escolar poderão ser transformados a fim de construir uma educação mais inclusiva e fundamentada nas leis sistêmicas.
Gostou do tema? Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Pensamento Sistêmico e Técnicas Transformadoras para uma nova realidade da VERBO.