Filmes e séries de TV inspiram quem quer seguir carreira de perito criminal

O perito criminal costuma ser retratado em filmes e séries de TV que abordam a investigação policial. Personagens como Gil Grissom, do CSI, fazem sucesso além das telas: muitas pessoas decidem investir na carreira de perito criminal por estímulo da ficção.

Se você quer seguir a carreira na área de perícia criminal, veja o que é necessário e saiba o que esperar da profissão.

Perito Criminal DigitaisQuem pode se tornar perito criminal?

Para ingressar na carreira de perito criminal, é preciso ter curso superior completo em qualquer área e ser aprovado em concurso público. Alguns editais selecionam profissionais graduados em áreas específicas, como engenharia e medicina.

Geralmente, o concurso possui prova escrita de múltipla escolha, prova oral e curso de formação na Academia de Polícia.

Perito Criminal BalísticaA organização das perícias varia de acordo com cada estado. Em alguns casos, os órgãos são subordinados diretamente à Secretaria de Segurança Pública estadual e têm independência em relação às polícias civil e militar. Em outros estados, as polícias técnicas são subordinadas às polícias civis.

Como é o trabalho do perito criminal?

A perícia criminal abrange duas áreas: o trabalho de campo, que envolve ir ao local do crime para coletar indícios para produção das provas; e o trabalho em laboratório, que envolve analisar os materiais coletados em campo.

Perito Criminal Cena de CrimeNo laboratório, geralmente trabalham peritos formados em áreas mais próximas à prática, como química ou biologia.

Mas apesar do curso preparatório, quem já trabalha como perito criminal concorda que é preciso ter vocação e não se envolver emocionalmente com os crimes.

Perito Criminal LaboratórioO perito criminal José Antonio de Moraes, do Núcleo de Perícias em Crimes contra a Pessoa da Polícia Técnica de São Paulo, explica que muitos aprovados no concurso desistem da profissão.

“Não pode se envolver emocionalmente com o crime. Isso não é frieza, é profissionalismo“, disse ele.

“A perícia é imparcial. Não importa se os vestígios ajudarem a defesa ou a acusação. O processo tem dois tipos de prova, a testemunhal e a técnica. Pessoas mentem – vestígios, jamais“, afirmou Moraes.

Informações do G1 e do R7.

Perito Criminal Pós-Graduação em Perícia Criminal Verbo JurídicoAtividades do perito criminal em debate na pós-graduação Verbo Jurídico

Apesar de ser diferente do que é exibido nos filmes e séries de TV, a profissão de perito criminal atrai muitas pessoas interessadas em ingressar na carreira. Para esses candidatos, a Pós-Graduação em Perícia Criminal da Verbo Jurídico é uma ótima forma de se preparar para a seleção. O curso também oferece qualificação de qualidade a peritos criminais que já exercem a profissão.

Na modalidade presencial em Porto Alegre, a Verbo Jurídico oferece um bônus de até R$ 3 mil, além de um curso de atualização sobre o novo Código de Processo Civil (CPC). O desconto é válido para matrículas antecipadas – clique aqui e garanta sua vaga! Para modalidade a distância, veja aqui condições exclusivas para matrículas em 2016.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.