Cartilha informa sobre direito de manter plano de saúde empresarial

Muita gente não sabe, mas o trabalhador tem o direito de manter o plano de saúde empresarial quando se aposenta ou é demitido sem justa causa. As regras desse benefício estão em uma cartilha lançada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O objetivo é alertar que há vantagem em continuar como segurado, em vez de perder a cobertura e iniciar um convênio médico individual.

A maior vantagem ao trabalhador é o preço do plano de saúde empresarial – mesmo assumindo o valor integral, o ex-empregado ainda paga menos do que pagaria se contratasse um convênio sozinho.

Outra vantagem é que, ao manter o plano de saúde empresarial, o beneficiado não precisa cumprir o tempo de carência (o intervalo entre a data de assinatura do convênio e a permissão de uso dos serviços) de um convênio pessoal.

Plano de Saúde Empresarial Médico PacienteRegras para manter o plano de saúde empresarial

Para continuar com o plano de saúde empresarial após sair do emprego, é preciso obedecer a alguns critérios. O benefício contempla trabalhadores que se aposentaram ou foram demitidos sem justa causa e que contribuíram mensalmente para o pagamento do plano a partir de 1999.

A empresa é obrigada a informar aos trabalhadores sobre esse direito.

O plano de saúde empresarial oferecido aos ex-empregados pode ser o mesmo desfrutado pelos trabalhadores ativos ou algum outro, exclusivo aos demitidos e aposentados – quem decide entre uma e outra opção é o empregador.

Caso ele escolha a segunda modalidade, o convênio oferecido aos ex-empregados deve ter as mesmas características assistenciais do que estava vinculado antes da demissão ou aposentadoria.

O trabalhador tem até 30 dias, a partir do desligamento, para optar pela manutenção do plano de saúde empresarial. Se escolher ficar com o convênio, terá que pagar o valor integral dele.

É possível incluir novos dependentes no plano de saúde empresarial após a demissão ou aposentadoria. Em caso de morte do titular, cônjuges e filhos podem continuar com o plano pelo período determinado para ele.

Plano de Saúde Empresarial Consulta MédicaPrazos para continuar no plano de saúde empresarial

Os prazos em que os ex-empregados podem permanecer com o plano de saúde empresarial são diferentes para demitidos e aposentados. Após uma demissão, é possível ficar no convênio no prazo equivalente a um terço do período em que o trabalhador pagou o convênio da empresa. Porém, a lei determina um prazo mínimo de permanência, que é de seis meses, e um máximo, de dois anos.

Além disso, o trabalhador perde o direito ao plano quando for contratado por uma nova empresa.

Para aposentados, a regra é diferente: quem contribuiu em menos de 10 anos pode permanecer no plano de saúde empresarial por tempo equivalente ao período que pagou. E quem pagou por 10 anos tem direito enquanto a empresa mantiver o convênio para os ativos.

Com informações do jornal O Dia.

Plano de Saúde Empresarial Pós-Graduação Direito do Trabaho Direito PrevidenciárioPlano de saúde empresarial em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

A manutenção do plano de saúde empresarial após uma demissão ou aposentadoria é um direito do trabalhador frequentemente ignorado pelas empresas, que não cumprem seu papel de informar que o ex-empregado pode permanecer no convênio. A garantia dos direitos do trabalhador é um dos temas jurídicos mais relevantes nos dias de hoje.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.