Em maio, o Senado Federal abriu em seu site oficial uma consulta pública para saber a opinião da população sobre o limite de dados na internet. O resultado foi revelado nesta semana e não surpreende: 99% dos participantes da enquete disseram ser contra a limitação do tráfego na rede.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Lasier Martins.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Lasier Martins.

De acordo com o Senado, mais de 600 mil pessoas opinaram sobre o assunto. A consulta não tem efeito legal, mas, segundo o senador Lasier Martins (PDT-RS), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), a opinião do povo é relevante para os parlamentares. “Eu tenho a certeza de que isso aqui vai influenciar a decisão que será tomada lá adiante sobre o Marco Civil da Internet”, disse o senador.

Estão em dabate no CCT duas propostas de lei que alteram o Marco Civil para proibir operadoras de cobrar franquias no acesso à internet: o PLS 174/2016, do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), e o PLS 176/2016, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

“Hoje a internet não é mais luxo, é a comunicação entre as pessoas. Acho que a pesquisa vai ao encontro do pensamento da sociedade brasileira”, comentou ainda o senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator das duas propostas no CCT. O parlamentar disse também que o limite de dados na internet é uma ideia “extremamente nociva”.

O problema dos limites na banda larga fixa é que o uso de serviços de armazenamento na nuvem e de streaming, por exemplo, estão crescendo consideravelmente. Até mesmo o Grupo Verbo, que surgiu e se consolidou a partir da proposta de compartilhamento de conhecimentos e aprendizados pela internet, será prejudicado. Resta a nós lamentarmos a situação e mantermos a esperança de que possamos usar uma internet de qualidade livremente, sem qualquer tipo de limitação.

Com informações de: Olhar Digital, Agência Senado

Internet em discussão na pós-graduação da Verbo Jurídico

inov-174--pos-graduacao-direito-ELETRONICO

Atualmente, todos os setores da civilização estão sendo obrigados a recepcionar o impacto da alta tecnologia em seu habitat natural. Como não poderia deixar de ser, a digitalização penetrou no campo das relações jurídicas, modificando sobremaneira o dia-a-dia de todos os profissionais da área do Direito.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça o curso de pós-graduação em Direito Eletrônico da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no sitewww.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.