O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26), que aposentados que voltaram ao mercado de trabalho não têm direito ao recálculo de seus benefícios por terem contribuído mais tempo com a Previdência. O resultado da votação foi 7 a favor e 4 contra.

Por 7 votos a 4, os ministros entenderam que a Constituição não autoriza a chamada desaposentação, que permitiria ao aposentado que continua trabalhando abrir mão de sua aposentadoria original e requerer outra. O problema é que o Supremo nada decidiu a respeito dos 182 mil processos sobre o tema que já tramitam em todos os tribunais do país.

A advogada-geral da União, Grade Mendonça, afirmou que o governo está estudando entrar com ações para pedir o ressarcimento dos recursos pagos a cidadãos que conseguiram na Justiça o recálculo do benefício. “É um tema sobre o qual o INSS já vem se dedicando”, afirmou.

Desaposentação em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

juri-1900---pos-graduacao-direito-do-trabalho-e-previdenciario1

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça a pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.