Com preços competitivos, Uber promete operar em Porto Alegre até dezembro
O Uber, que presta serviço de transporte alternativo de passageiros, deve chegar a Porto Alegre até o mês de dezembro. A empresa já realiza o cadastro de motoristas interessados e afirma que o início das atividades só depende de alguns trâmites burocráticos. Porém, a operação dos carros pretos enfrenta a oposição dos taxistas da capital gaúcha, que tentam aprovar um projeto de lei municipal proibindo o serviço.
O serviço já funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Nessas capitais, quem quiser chamar um carro do Uber precisa usar o aplicativo pelo celular.
A “carona remunerada” do Uber geralmente sai mais barata que uma corrida de táxi, pois não inclui impostos.
Uber em Porto Alegre: concorrência desleal ou serviço melhor?
Os taxistas chamam de concorrência desleal, criticando o fato de os motoristas do Uber não precisarem passar por todo o caro processo de obtenção do alvará. Eles também alegam que seria mais inseguro utilizar o novo serviço do que pegar táxis, pois os motoristas do Uber não são registrados pela prefeitura.
Já os usuários do transporte alternativo afirmam que o serviço do Uber tem qualidade superior à dos táxis de Porto Alegre. Defensores também alegam que seria o mesmo que contratar um motorista particular – o que é legal.
EPTC e Sindicato dos Taxistas tentam barrar Uber em Porto Alegre
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Sindicato dos Taxistas (Sintáxi) reúnem esforços para tornar ilegal a operação do Uber em Porto Alegre. O vereador Cláudio Janta (SD) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores que restringe qualquer operação de transporte alternativo na cidade.
“Os táxis são obrigados a cumprir uma série de demandas, como uso de GPS e carro pintado, por exemplo. Somos a favor de aplicativos que coloquem o usuário em contato com o taxista, e não com motoristas estranhos”, disse o vereador Cláudio Janta.
O Sintáxi vem elaborando com a Federação Nacional dos Taxistas um projeto de lei com o objetivo de proibir o Uber em todo o Brasil, que deve ser apresentado na Câmara dos Deputados.
A EPTC afirmou que multará e recolherá os veículos do Uber, mesmo que não exista uma lei que proíba. Segundo o diretor-presidente da empresa, Vanderlei Cappellari, a operação do serviço é “ilegal”.
Com informações do G1 e da Zero Hora.
Uber e transporte alternativo em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico
O transporte alternativo oferecido pelo Uber faz parte de uma discussão mais abrangente sobre a mobilidade nas grandes cidades. O debate faz parte da pós-graduação em Direito de Trânsito da Verbo Jurídico.
Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça o curso de pós-graduação em Direito de Trânsito da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.