Com preços competitivos, Uber promete operar em Porto Alegre até dezembro

O Uber, que presta serviço de transporte alternativo de passageiros, deve chegar a Porto Alegre até o mês de dezembro. A empresa já realiza o cadastro de motoristas interessados e afirma que o início das atividades só depende de alguns trâmites burocráticos. Porém, a operação dos carros pretos enfrenta a oposição dos taxistas da capital gaúcha, que tentam aprovar um projeto de lei municipal proibindo o serviço.

O serviço já funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Nessas capitais, quem quiser chamar um carro do Uber precisa usar o aplicativo pelo celular.

A “carona remunerada” do Uber geralmente sai mais barata que uma corrida de táxi, pois não inclui impostos.

Uber Porto Alegre Táxis Trânsito

Taxistas de Porto Alegre ligados ao sindicato buscam impedir o Uber de iniciar suas operações

Uber em Porto Alegre: concorrência desleal ou serviço melhor?

Os taxistas chamam de concorrência desleal, criticando o fato de os motoristas do Uber não precisarem passar por todo o caro processo de obtenção do alvará. Eles também alegam que seria mais inseguro utilizar o novo serviço do que pegar táxis, pois os motoristas do Uber não são registrados pela prefeitura.

Já os usuários do transporte alternativo afirmam que o serviço do Uber tem qualidade superior à dos táxis de Porto Alegre. Defensores também alegam que seria o mesmo que contratar um motorista particular – o que é legal.

Uber Porto Alegre Motorista

Os serviços do Uber já estão disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília

EPTC e Sindicato dos Taxistas tentam barrar Uber em Porto Alegre

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Sindicato dos Taxistas (Sintáxi) reúnem esforços para tornar ilegal a operação do Uber em Porto Alegre. O vereador Cláudio Janta (SD) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores que restringe qualquer operação de transporte alternativo na cidade.

“Os táxis são obrigados a cumprir uma série de demandas, como uso de GPS e carro pintado, por exemplo. Somos a favor de aplicativos que coloquem o usuário em contato com o taxista, e não com motoristas estranhos”, disse o vereador Cláudio Janta.

Uber Porto Alegre Táxis

A EPTC e o Sindicato dos Taxistas apoiam o projeto que quer proibir o Uber e qualquer forma de transporte alternativo

O Sintáxi vem elaborando com a Federação Nacional dos Taxistas um projeto de lei com o objetivo de proibir o Uber em todo o Brasil, que deve ser apresentado na Câmara dos Deputados.

A EPTC afirmou que multará e recolherá os veículos do Uber, mesmo que não exista uma lei que proíba. Segundo o diretor-presidente da empresa, Vanderlei Cappellari, a operação do serviço é “ilegal”.

Com informações do G1 e da Zero Hora.

Menino Atropelado Pós-Graduação em Direito de TrânsitoUber e transporte alternativo em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

O transporte alternativo oferecido pelo Uber faz parte de uma discussão mais abrangente sobre a mobilidade nas grandes cidades. O debate faz parte da pós-graduação em Direito de Trânsito da Verbo Jurídico.

Quer estudar e se tornar um especialista no assunto? Conheça o curso de pós-graduação em Direito de Trânsito da Verbo Jurídico. Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.