Guia completo sobre o edital CTSP 2021 – Sargento da Brigada Militar. Acompanhe as informações sobre a seleção interna para o Curso Técnico em Segurança Pública.

Atualizado em 18/06/2021 | Publicado em 20/05/2021

Conheça o curso online para Sargento da Brigada Militar RS

Quem disse que a vida de estudos termina após a nomeação?

O edital CTSP 2021, ou seja, o processo seletivo para realização do Curso Técnico de Segurança Pública 2021 está aí para mostrar que os estudos seguem sendo parte da jornada de quem quer avançar na carreira.

Aliás, no caso do CTSP, foi aberto o certame para promoção ao cargo de Sargento da Brigada Militar. Contudo, o objetivo é habilitar o Militar Estadual  a desempenhar as funções pertencentes à graduação de 2º Sargento.

Assim sendo, trata-se de uma seleção interna para promover o Soldado a Sargento da BM. Pensando em você que quer saber mais sobre o processo seletivo, preparamos neste artigo um guia completo sobre o certame da Brigada Militar. Boa leitura!

Links úteis: 

CTSP 2021: 2.100 vagas 

O processo de seleção visa ao preenchimento das vagas para o Curso Técnico de Segurança Pública – Edição 2021. 

Ao todo, são disponibilizadas 2.100 vagas que serão preenchidas de duas maneiras. A saber, 50% das vagas serão preenchidas por antiguidade e 50% por processo seletivo

intelectual. 

Assim sendo, as vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Convocação por antiguidade: 1.050 vagas;
  • Convocação por processo seletivo: 1.050 vagas.

Segundo o edital, serão realizadas três edições do curso com 700 vagas cada. Todavia, as turmas respeitarão a distribuição de 50% das vagas por antiguidade e de 50% por processo seletivo. Ou seja, 350 candidatos de cada modalidade de seleção.

Inscrições para o CTSP 2021

O período de inscrições para o CTSP 2021 será entre 14 horas de 20 de maio de 2021 e 18 horas de 11 de junho de 2021. 

Para ambos os processos, tanto por antiguidade ou por exame intelectual, os candidatos deverão preencher o requerimento (RPU), o qual deverá ser entregue em seus respectivos comandos, para que procedam na inserção “on-line”. Isto é, durante o período de inscrições, na intranet da Brigada Militar, https://intranet.bm.rs.gov.br.

A homologação das inscrições está programada para os dias 17 de junho para os inscritos na modalidade por antiguidade e 19 de junho para os inscritos na modalidade por exame intelectual. 

Quem pode participar do CTSP 2021?

Entre os requisitos para participação da seleção interna é ser Soldado da Brigada Militar. No entanto, recomenda-se a leitura atenta do item 5 do edital, onde constam 11 requisitos necessários.

Dessa forma, é importante ressaltar que, até a data da convocação para CTSP, o Soldado deverá possuir no mínimo cinco anos de efetivo serviço nesta graduação. 

Etapas do processo seletivo CTSP 2021

Conforme edital, o certame compreende três etapas: inscrições, realização do exame intelectual e convocação dos aprovados dentro do número de vagas para frequentarem o CTSP.

Como será a Prova CTSP 2021?

O exame intelectual compreende uma prova com 50 questões objetivas de múltipla escolha. Para ser considerado aprovado, o candidato terá que ter feito 35 acertos no mínimo. 

A prova do processo seletivo para o CTSP está programada para o dia 17 de julho de 2021. Todavia, os candidatos terão quatro horas para resolver as questões.

A prova versará sobre: 

  • Direito Penal, 
  • Direito Processual Penal, 
  • Direito Constitucional, 
  • Direito Militar, 
  • Legislação Institucional e 
  • Noções de Atividades de Polícia Militar.

Portanto, será necessário intensificar a preparação para mandar bem no exame intelectual. Pensando nisso, a Verbo Jurídico já tem um curso online focado no edital do CTSP 2021 Sargento da Brigada Militar.

Se eu passar, serei chamado quando?

Segundo o edital, o resultado da seleção tem validade por dois anos, para fins de chamamento dos aprovados de acordo com as vagas previstas. O prazo pode ser prorrogado conforme necessidade da Administração Pública.

O cronograma aponta que a divulgação e convocação dos candidatos aprovados para início do CTSP/2021 estão programadas para o dia 20 de julho de 2021. E vale lembrar que serão três turmas de curso CTSP. 

Mais informações sobre o certame

Outras informações sobre o processo seletivo CTSP 2021 podem ser obtidas no site da Brigada Militar.  


Conheça o curso online para Sargento da Brigada Militar RS

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Editoria com tudo sobre concursos públicos e carreiras jurídicas.

Comments are closed.