A solução de conflitos é atinente à sociedade organizada e democrática, pois colabora para a paz e o bem-estar social. A utilização de meios adequados para resolução de conflitos são respostas rápidas, econômicas e eficazes, uma tendência de conduta para as relações futuras.

Mas o que são Meios Adequados na Solução de Conflitos?

Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas lapidadas a partir da ideia de autocomposição, explicitada e incentivada no atual Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), buscando pela melhor aproximação da justiça aos interessados. Nesse cenário, a alta demanda de processos judiciais vem empilhando, felizmente, um grande número de soluções de seus conflitos em menor tempo de processo ou até mesmo, em vias extrajudiciais – adequadas às necessidades das partes.

Qual meio de solução de conflitos melhor se adequa ao meu caso?

A escolha do método cooperativo a ser utilizado para resolver os conflitos sociais é realizada pelos próprios sujeitos conforme a viabilidade e a resposta pretendida. Por exemplo, a mediação (quando um facilitador é necessário para que a conversa seja estabelecida), a conciliação (quando é preciso que um terceiro auxilie a balancear pretensões e resultados), a arbitragem (quando outra pessoa é consultada para determinar a solução pelos interessados) ou a negociação (quando as partes podem modificar o procedimento do julgamento do caso).

É importante destacar que os meios alternativos para solucionar conflitos não são restritos aos exemplificados. A Pós-graduação em Meios Alternativos de Solução de Conflitos da Verbo também conta com a abordagem à Justiça Restaurativa, às Práticas Colaborativas e às Práticas Sistêmicas, o que existe de mais humanizado e personalizado em habilidade de transformação do problema em paz social atualmente.

Interessado no assunto? Conheça a nossa especialização em MASC ‘s e torne-se especialista na área!

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.