Sonha em passar em concursos de alto nível? Conheça cinco erros fatais nos estudos para concursos jurídicos e prepare-se adequadamente.

Quem sonha em ingressar em uma carreira jurídica precisa se preparar corretamente. 

E, muitas vezes, estudantes cometem equívocos durante a jornada de estudos. São os chamados erros fatais nos estudos para concursos jurídicos.

Em março de 2021, grandes nomes do ensino jurídico estiveram juntos no Webinário sobre Carreiras Jurídicas, organizado pela Verbo. 

Entre os assuntos abordados no encontro, eles falaram sobre os erros mais comuns dos concurseiros. 

Pensando nisso, que tal conhecer com antecedência e evitar erros fatais na sua preparação? 

Listamos aqui cinco erros a serem evitados por quem quer ser aprovado em um concurso de carreira jurídica.

Erros fatais nos estudos para concursos jurídicos

  • Esperar o edital para estudar
  • Comparar-se com outras pessoas
  • Depender de motivação para iniciar
  • Não definir prioridades
  • Deixar passar grandes oportunidades

Esperar o edital

Concursos de carreiras jurídicas são considerados concursos de alto nível. Por isso, a antecedência nos estudos pode fazer toda a diferença. No entanto, muitos concurseiros esperam a iminência do edital para se preparar.

“Não é possível em apenas dois, três meses, naquele espaço entre publicação do edital e a realização da prova, você adquirir todo o conteúdo com a profundidade necessária”, alerta o professor Henrique Hoffmann.

Delegado de Polícia, Hoffmann destaca que esse período entre edital e prova seria o momento para a revisão e não para começar a estudar. Mestre em Direito, ele foi eleito o melhor delegado de Polícia do Brasil.

Ademais, atualmente é coordenador do curso de Carreiras Jurídicas – Delegado de Polícia, da Verbo Jurídico.

Comparações desnecessárias

Com as redes sociais, é comum as pessoas publicarem suas rotinas de estudos destacando a quantidade de horas de estudo. E isso pode desmotivar quem ainda não consegue dedicar o mesmo período para a preparação.

De acordo com o professor Maurício Cunha, Juiz de Direito, este é um dos maiores erros dos concurseiros: tentar se comparar com outras pessoas que também estão estudando. 

Segundo ele, cada um tem a sua história, um método de preparação e seu tempo disponível para estudar. E nem sempre a quantidade de horas é o diferencial, mas sim a qualidade da dedicação e da concentração nos estudos.

“Você tem a sua história, faça valer a sua história de dedicação para conseguir a aprovação”, ressaltou Cunha, coordenador do curso de Carreiras Jurídicas – Juiz de Direito

Depender da motivação para estudar

Aprovado em 11 concursos públicos, o professor Fábio Roque tem recebido um imenso número de perguntas sobre um tema comum a todos que estudam para concursos: motivação. 

De acordo com o Juiz Federal, esse não pode ser o combustível principal de uma preparação para certames que exigem alta performance.

“A disciplina é mais importante do que a motivação”, destaca o professor. Ele salienta que todos vão passar por algum momento de ausência de motivação e, nesse momento, a disciplina é decisiva. 

Portanto, não se iluda com histórias do Instagram, para se preparar para concursos de alto nível, é essencial ter disciplina. Fábio é coordenador do curso de Carreiras Jurídicas – Juiz Federal e Procurador da República

Não definir os estudos como prioridade

Cada pessoa tem a sua história, as suas dificuldades e prioridades. Então é aí que reside um erro para quem estuda: não enxergar os estudos como prioridade.

Mas é difícil definir os estudos como prioridade? Quando você tem seu objetivo claro, fica mais fácil. Todos os dias você deve lembrar pelo que está estudando. 

Visualize como será sua vida quando for empossado no cargo dos seus sonhos. Exercer a carreira que sempre buscou e contribuir para uma sociedade melhor e um país mais justo.

Perder oportunidades de aprendizado 

Existe um ditado popular que diz: “cavalo selado só passa uma vez”. Essa é uma metáfora antiga para falar sobre oportunidade.

Todavia, o “cavalo selado” é uma grande e rara oportunidade que aparece na sua frente e tudo o que você precisa fazer é decidir agarrá-la ou não.

Não tem como adivinhar quando um cavalo selado vai aparecer na sua frente. Tem pessoas que sabem identificar, outras deixam as oportunidades escaparem, talvez esperando que surjam outras melhores.

Então se você não quer cometer esse erro, não vai deixar escapar o que vamos falar a seguir.

Curso online e gratuito

O fato é que agora em agosto a Verbo Jurídico abriu uma oportunidade incrível para você que sonha em ingressar em uma carreira jurídica: Temas Decisivos de Processo Civil para Concursos.

Vai perder? Inscreva-se o quanto antes para garantir acesso aos conteúdos de alto nível da Verbo Jurídico. 

Temas de Processo Civil: vagas limitadas – inscreva-se

Você também poderá gostar:

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Editoria com tudo sobre concursos públicos e carreiras jurídicas.

Comments are closed.