Os serviços do Google ficaram fora do ar ou apresentaram instabilidade na manhã desta segunda-feira (14). Usuários de vários países relataram problema no buscador, no YouTube, no Gmail, no Sheets, no Classroom, no Drive, no Maps, no Hangouts, no Meet e no calendário.
De acordo com o site DownDetector, as reclamações iniciaram por volta de 8h30 e atingiram pico às 9h. Foram registrados problemas no Brasil, nos Estados Unidos, na Ásia e emvários países da Europa.
Procurado, o Google ainda não se pronunciou sobre as causas de instabilidade, mas em perfil do Google Workspace, que reúne todos as ferramentas da empresa, afirmou estar ciente do problema em seus produtos e que investiga ocaso.
Nas redes sociais, o assunto logo virou um dos mais comentados. No Twitter, usuários fizeram memes sobre provas adiadas, reuniões canceladas e brincaram sobre quanto grandes youtubers deixariam de ganhar.
Por volta das 9h30, as reclamações já eram poucas e muitas pessoas escreviamnas redes sociais que os serviços já estavam normalizados. Às 10h31, o Gmail passou do sinal vermelho, de suspensão temporária, para o laranja, que indica interrupção do serviço. Nesse caso, os usuários conseguem acessar o email, mas se deparam com avisos de erro ou demora para carregaras mensagens.
Com exceção do Gmail, todos os outros serviços já estavam com sinal verde, que indica ausência de problemas, nesse horário.
Mesmo que a queda tenha durado cerca de 40 minutos, algumas empresas ficaram paradas nesse período.
Professores também relataram problemas para estabelecer conexão com os alunos (muitas escolas migraram as atividades para as plataformas Meet e Classroom durante a pandemia).
Temas como o acesso à informação que o Google reúne e disponibiliza também são vistos na pós-graduação em Direito Digital da Verbo Jurídico.
FONTE: Techtudo