As reprovações em concursos públicos são muito mais comuns do que se imagina. Quer uma comprovação? Basta pensar no pequeno número de vagas para os milhares de candidatos em disputa a cada seleção. Como dizia William Douglas, “concurso não se faz para passar, mas até passar”. Nós já postamos diversas dicas sobre como superar a reprovação no concurso público: confira aqui.
Gabriela Melo, de 30 anos, é um exemplo de superação. Ela sonhava com uma vaga na Polícia Federal. Depois de 10 anos e 30 reprovações em concursos públicos, ela conseguiu ser aprovada e assumiu o cargo de agente administrativo da PF, em 2014. Foram mais de 32 mil candidatos para 23 vagas de nível médio, uma concorrência média de 1.399,35 candidatos por vaga.
“Só quem já passou por isso sabe o que é ver seu nome no Diário Oficial. É o aplauso público por toda sua luta e sofrimento que ninguém vê. Fui aprovada por esses 10 anos de estudo e esforço. Pensei em ligar para todo mundo e fiquei paralisada”, lembra Gabriela. Após a divulgação do resultado final, ela demorou seis meses para ser convocada para a posse.
Técnicas de estudo
Segundo Gabriela, quando seu estudo começou, em 2004, não tinha organização e direcionamento. “Hoje eu vejo porque demorei tanto para passar”, ressalta. Mesmo assim, ela não deixou a preparação de lado durante as longas jornadas de trabalho na Marinha e a faculdade.
Quando o estudo se tornou seu foco principal, em 2013, Gabriela fez uma programação semanal com 6 aulas por dia, mais treinamento físico. Ela estudava cerca de três disciplinas por dia e a carga horária variava de acordo com a dificuldade. Português, matemática e raciocínio-lógico foram as disciplinas mais difíceis.
Gabriela estudava, em média, 10h por dia, mas chegou até a 12h. Mas, segundo ela, iniciar com uma média de 4h por dia é uma boa opção. Resumos, mapas mentais de conteúdo, revisão de conteúdo e de questões também fizeram parte da sua estratégia.
“Eu já era acostumada a uma rotina intensa e só troquei uma pela outra. Mas a preparação tem que ser como uma academia, começando com uma série leve e ir aumentando”. Um mês antes da prova, ela recomenda manter o foco em revisão e resolução de questões de provas anteriores da banca.
8 dicas de Gabriela para ser aprovado
- Candidato deve se conhecer para ter certeza que o serviço público tem o seu perfil
- Conhecer o cargo e órgão que pretende trabalhar para não ter surpresa negativa
- Ter foco na hora de estudar, com planejamento e cronograma
- Estudar por disciplinas e determinar um número máximo de matérias por dia
- Começar o estudo com poucas aulas e aumentar a carga horária aos poucos
- Deixar a preguiça de lado e estudar disciplinas que não gosta ou tem dificuldade
- Usar resumos, mapas de conteúdo e questões de provas anteriores
- Aumentar o ritmo de estudo antes da prova e focar em revisão e questões de provas anteriores da banca
Com informações de: G1
Organize seus estudos com o Verbo Mais
Não existe uma fórmula mágica ou maneira ideal de se estudar: cada indivíduo deve descobrir o formato que mais lhe convém para ter o máximo aproveitamento do tempo. Para ajudar o estudante nesta árdua tarefa, o Verbo Jurídico possui sua própria ferramenta de coaching, o Verbo Mais, indispensável para conquistar a aprovação no tão sonhado concurso.
Conheça todos os nossos cursos e serviços no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.