Mulher que havia sido condenada à prisão perpétua teve pena reduzida para oito anos pela Justiça argentina.

Uma decisão da Justiça argentina provocou polêmica no país. Uma mulher que havia sido condenada à prisão perpétua por matar um filho recém-nascido teve a pena reduzida para oito anos, sob a justificativa de ela viver em condições de “extrema pobreza”. O caso, que ocorreu na província de San Juan, na região da Cordilheira dos Andes, causou comoção entre os argentinos.

A mulher, Sabrina Zafra, de 30 anos, tem outros sete filhos. “Não quero fazer juízo de valor, mas nunca tinha visto uma sentença assim, na qual a pobreza provoca a redução da pena”, afirmou o radialista Marcelo Longobardi, da rádio Mitre, de Buenos Aires.

A morte da criança e a primeira sentença ocorreram no ano passado. A Justiça argentina reduziu a pena para oito anos no mês de setembro.

Justiça Argentina PobrezaQuando foi acusada, Sabrina negou ter sido a responsável por afogar o bebê no banheiro da casa onde morava. “Não lembro o que aconteceu naquele dia. Jamais teria matado o bebê que eu mesma quis tanto”, afirmou ela, na época, à Justiça argentina.

Os juízes disseram que o fato de ela “não ter o apoio do marido” e de viverem “todos, pais e crianças, num único cômodo de quatro por quatro metros e em condição de extrema pobreza” motivaram a redução da pena. Os magistrados também citaram a quantia com a qual a família vivia – cerca 1,8 mil pesos (cerca de R$ 800) mensais – recebidos pelo marido de Sabrina, Miguel Sosa, por um trabalho informal.

Psicólogos que a atenderam ao longo do processo disseram que a mulher estava “sozinha e desamparada” quando o marido encontrou a criança e procurou a polícia. Inicialmente, ele foi acusado de ser cúmplice da morte do bebê, mas depois acabou liberado pela Justiça argentina.

Com informações da BBC Brasil.

Crimes e penas em debate na pós-graduação da Verbo Jurídico

Justiça Argentina Pós-Graduação Verbo JurídicoA pena perpétua e os atenuantes que levam a Justiça a reduzir o tempo de prisão a ser cumprido por um réu fazem parte de uma ampla discussão que envolve vários aspectos do Direito Penal e da Criminologia. Esses temas são atuais e necessitam de profissionais capacitados.

O debate é abordado na pós-graduação da Verbo Jurídico, nos cursos de Direito Penal, Direito Processual Penal e Advocacia Criminal. Conheça as especializações do Grupo Verbo no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no whatsapp: (51) 9321 1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.