As reprovações em concursos públicos são muito mais comuns do que se imagina. Quer uma comprovação? Basta pensar no pequeno número de vagas para os milhares de candidatos em disputa a cada seleção. Normalmente os candidatos aprovados têm que passar por diversos processos seletivos até finalmente conseguirem a tão sonhada vaga na carreira pública. Assim, se você ainda não conseguiu passar ou não obteve a nota que esperava tirar dessa vez, não desanime! Confira nosso post e veja como você pode reverter essa situação:

Dê um tempo para si mesmo

Quando há um empenho muito grande na conquista de algo desejado e se acaba não conseguindo, é normal que a frustração e o desânimo apareçam. Afinal de contas, o estudo foi árduo e o resultado esperado não apareceu no momento desejado. Mas não desanime! Saiba que a luta é mesmo demorada e que se você não desistir eventualmente vai conseguir. Tire alguns dias ou até uma semana inteira para descansar, recompor suas energias e se manter longe de qualquer tipo de livro e aula sobre concursos: saia com os amigos, assista alguns filmes, conheça novos lugares, enfim… tudo o que fizer bem a você! Esse período só para o lazer e o repouso vai ser bom para possibilitar seu retorno com carga total!

Refaça a prova na qual não passou

estudando

Dar uma olhada na prova do concurso em que não foi aprovado será útil por várias razões. Uma delas é que você poderá olhar novamente os enunciados das questões que errou e identificar o que você deve estudar mais para se preparar melhor para os concursos seguintes. Ao mesmo tempo, você poderá perceber as matérias sobre as quais já se sente mais bem preparado, por ter tido um índice completo de acertos — mas atenção: isso não significa que você deverá deixá-las de lado para o concurso seguinte, mas, sim, que poderá fazer um estudo mais concentrado nas disciplinas em que não foi bem.

Reveja sua preparação para o concurso

estudando guria

Pense bem no que você fez até o dia da prova, a fim de analisar onde você pode melhorar na sua preparação e quais foram seus deslizes de planejamento e desempenho. Será que você foi a muitos eventos sociais e estudou pouco? Você cumpriu todo o programa de disciplinas que estava no edital? Você deixou de fazer questões de concursos anteriores e não sabia como era o tipo de cobrança da banca examinadora? Pare, reflita bastante e passe finalmente a tratar o êxito no concurso público como prioridade.

Planeje uma nova bateria de estudos

pensamento

Agora que não há nenhum concurso em vista na área em que você deseja atuar, o que acha de descansar até o próximo edital? Não cometa esse erro! O tempo mais adequado para iniciar sua preparação para um concurso público é agora! Não deixe para começar a estudar somente quando souber quais disciplinas e assuntos vão cair na prova. Como o conteúdo programático costuma mudar muito pouco de uma prova para outra, você já pode montar um novo plano de estudos desde agora! O candidato que começa a estudar com antecedência, sem desespero e pressão para dar conta de todo o conteúdo, sai na frente dos outros que deixam tudo para depois ou para a última hora. Por isso, planeje seus dias para estudar de forma constante.

Dizem que não se faz concurso para passar… até que se passe! Se essa ainda não foi a sua vez de se tornar um orgulhoso servidor público, não desista. Persista até que finalmente chegue a sua vez, pois isso, uma hora ou outra, vai acontecer! Enquanto isso, de olho nos livros! Força e Boa sorte!

Com informações de: Amo Direito

Organize seus estudos com o Verbo Mais

Untitlaaaaed-1

Não existe uma fórmula mágica ou maneira ideal de se estudar: cada indivíduo deve descobrir o formato que mais lhe convém para ter o máximo aproveitamento do tempo. Para ajudar o estudante nesta árdua tarefa, o Verbo Jurídico possui sua própria ferramenta de coaching, o Verbo Maisindispensável para conquistar a aprovação no tão sonhado concurso.

Conheça todos os nossos cursos e serviços no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

 

Share.

About Author

Comments are closed.