O atual mercado jurídico brasileiro está cada vez mais concorrido e complexo, hoje contamos com mais de 1 milhão de advogados inscritos na OAB.

Em meio a essa enorme concorrência, o advogado que almeja ter sucesso em sua carreira necessita se destacar como profissional e uma das principais formas é se especializar em uma área de atuação.

A atual concorrência de advogados, combinadaà complexidade do direito, não sustenta mais advogados generalistas que não se confinam em uma especialização, principalmente no direito do trabalho, que possui grande complexidade de matérias, bem como diversas alterações legislativas, diversos entendimentos dos tribunais e exige um árduo e contínuo estudo acerca do assunto.

Vejamos, só no ano de 2020 tivemos diversas mudanças no direito do trabalho como as MPs 927/2020 e 936/2020. Tais Medidas Provisórias trouxeram profundas e importantes alterações no direito trabalhista que precisam ser acompanhadas de perto pelo advogado da área.

O profissional que pretende garantir seu nível técnico elevado, seus clientes satisfeitos e seu escritório como referência no mundo jurídico, precisa manter-se sempre atualizado, especializando-se em uma área específica e buscar sempre se renovar.

Por esse motivo, escrevemos esse artigo, para mostrar todos os benefícios que uma especialização de pós-graduação em direito do trabalho trará para você.

Conhecimento teórico

O direito trabalhista é uma área muito profunda, vasta e complexa, não apenas regulado pela Consolidação das Leis Trabalhistas – nossa famosa CLT – ou pela Constituição, mas também por diversos Decretos, Normas Regulamentadoras, Convenções coletivas e outros textos legais.

Para o advogado trabalhar na advocacia trabalhista com excelência e segurança, é essencial o domínio do conhecimento teórico para garantir os melhores resultados, bem como o conhecimento prático.

Assim, uma pós-graduação em direito do trabalho será essencial para alavancar seu conhecimento técnico e lhe transformar em um verdadeiro especialista em direito do trabalho, garantindo assim uma atuação muito mais qualificada e segura.

Para o advogado que está começando nessa área, a especialização é ainda mais interessante, pois faz com que ele tenha esse primeiro contato com direito do trabalho de forma técnica e orientada por professores qualificados.

Para isso também é importante procurar uma pós-graduação que conte com um corpo docente qualificado e diversificado, mesclando juízes, desembargadores, advogados e mestres, para que seu conhecimento seja amplo, diversificado e de qualidade.

Se destacar no mercado de trabalho

Como dito anteriormente, o mercado jurídico está cada vez mais inflacionadocom centenas de advogados sendo inscritos na OAB anualmente.

É essencial, tanto para os novos advogados quantopara os mais experientes se destacarem nessa multidão jurídica, e o principal meio para se alcançar esse destaque é a especialização numa área do direito.

A grande maioria desses advogados, principalmente os novos, atuam de maneira generalista, dificultando o seu posicionamento no mercado, a captação de clientes e ser reconhecido como autoridade no assunto

Se especializar e focar no direito do trabalho te destacará na multidão de advogados, fazendo você ser reconhecido como especialista, uma autoridade no assunto, tanto por seus clientes como por outros advogados, facilitando sua advocacia de maneira geral.

Aperfeiçoar seu Currículo

Uma pós-graduação também servirá para aprimorar seu currículo, lhe dando o título de especialista em direito do trabalho.

Muitos profissionais fazem brilhantes carreiras em grandes escritórios de advocacia como advogados contratados, porém, para conseguir adentrar e crescer nesses escritórios é essencial ter uma pós-graduação.

Para os novos advogados que estão em busca de seu primeiro emprego, a especialização será um grande diferencial na acirrada disputa pelas vagas de advogado no mercado de trabalho, podendo fazer a diferença entre ser contratado ou não.

E ainda tem mais, se você pensa em seguir o caminho de concursos públicos, saiba que a pós-graduação pode te auxiliar, a grande maioria dos concursos jurídicos possui prova de títulos, onde os candidatos apresentam seus cursos, especializações, mestrados e afins.

Possuir uma especialização pode ser a diferença entre ser aprovado ou reprovado, já que ela irá garantir alguns pontos a mais ao seu resultado.

Realizar Networking

A pós-graduação não será apenas um lugar de conhecimento, mas também será um lugar perfeito para melhorar seu networking, conhecer professores renomados na área, colegas que podem vir a ser novos parceiros na advocacia e firmar novas colaborações.

Novas parcerias e sociedades na advocacia sempre surgem no meio acadêmico, e na pós-graduação de maneira ainda mais acentuada já que todos ali estão com a mentalidade de evoluir e prosperar, sendo o ambiente perfeito para networking.

Final

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você que está pensando em fazer uma pós-graduação em direito do trabalho.

Mostramos aqui os principais benefícios de uma especialização, mas com certeza há muitos outros, tenha certeza de que esse é o caminho certo para crescer na advocacia!

Esse artigo foi escrito em parceria com Gabriel Bigaiski, advogado, apaixonado por direito do trabalho, natural de Curitiba.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.