O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta terça-feira (11), ter sido alvo de fake news nas redes sociais e pediu a responsabilização das plataformas digitais para solucionar a questão.

“De fato, está ficando insustentável a quantidade de mentiras na internet. E, realmente, está uma coisa fora do comum, exagerado, sem limite. E eu acho que cabe as plataformas ter um pouco de responsabilidade em relação a isso, independente da lei até, acho que seria uma questão de ética mesmo”, afirmou Pacheco.

“Ontem mesmo, eu fui vítima de fake news. Disseram que eu sou a favor de poligamia, de mudança de sexo de criança e um monte de outras mais. Então, isso, evidentemente, uma mentira sem eira nem beira, que vira uma verdade para um monte de pessoas”, prosseguiu.

Em sua opinião, por não estar em disputando eleição, é possível ser desmentido. Entretanto, quando começa o período eleitoral, a manipulação de informações, com mentira e desinformação, buscando deturpar a realidade e ferir a reputação das pessoas, é algo insustentável.

“Nós não podemos mais conviver com isso. O Senado Federal já aprovou um projeto de lei de combate a fake news para colocar limites a essas plataformas digitais. Está na Câmara dos Deputados. Espero muito que a Câmara discipline essa questão”, argumentou.

A partir disso, para Pacheco, é muito importante disciplinar a questão pelo Código Eleitoral via lei e não por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Mas alguma coisa de fato precisa ser feita, porque essa quantidade de mentiras, de fake news e desinformação manipulada por gente que vive disso, um monte de gente desocupada, que não tem nenhum tipo de patriotismo verdadeiro e que fica o tempo inteiro na internet inventando mentira dos outros”, finalizou.

CNN Brasil

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.