Foi anunciado, no primeiro dia desse mês, o concurso para a Polícia Civil do Estado de São Paulo. O Governador Geraldo Alckmin fez o anúncio durante um evento no Palácio Bandeirantes, o certame chama a atenção pela quantidade de vagas ofertadas, totalizando 2.750.
Uma semana antes, o secretário de segurança havia afirmado que seriam nomeados mais candidatos do concurso ainda vigente, alertando para o déficit de funcionários que o órgão enfrenta.
Serão oferecidas chances para nível médio e superior, nas funções de:
- Escrivão: 800 vagas (nível superior em qualquer área);
- Investigador: 600 vagas (nível superior em qualquer área);
- Agente Policial: 400 vagas (nível médio);
- Agente de Telecomunicação: 300 vagas (nível médio);
- Delegado: 250 vagas( graduação em direito);
- Auxiliar de Papiloscopista: 200 vagas (nível médio); e
- Papiloscopista: 200 vagas (médio).
Os salários variam entre R$ 3mil e R$ 10 mil. Sendo os mais baixos para os cargos que exigem formação apenas em nível médio e a remuneração mais alta para o cargo de Delegado.
A expectativa é que os editais não demorem a ser divulgados. O secretário da segurança de São Paulo estima que até o fim do ano serão lançados os sete editais.
Apesar do número de vagas chamar atenção, não será suficiente para suprir a necessidade da instituição. O sindicato chama atenção para a sobrecarga dos funcionários em atividade e comemora a notícia tanto do chamamento de novos funcionários pelo concurso antigo quanto pelo anúncio das novas seleções.