Já sabemos que no pensamento sistêmico devemos ter uma visão holística. “A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” como sendo maior do que a soma de suas partes”, ou seja, o pensamento sistêmico nos permite ter a perspectiva global (no todo), sem distinção de forma individual.
Então, como podemos abordar o pensamento sistêmico em nossa vida profissional? Olhando para o todo! Parece difícil, porém, depois que começamos a praticar, tudo se torna mais fácil. Para isso, podemos olhar para o todo utilizando algumas técnicas como: observar e compreender as necessidades do seu cliente/empresa, seus pontos fortes, pontos de melhoria, entre outros fatores, que ajudam na elaboração de estratégias verdadeiramente assertivas, que beneficiam a vida do seu cliente e/ou os negócios da empresa de maneira geral.
Além disso, é importante compreender que quando olhamos para o “todo”, devemos pensar, por exemplo, que na vida de uma pessoa existem outras pessoas, assim como um passado e diversas influências que a fizeram chegar até o momento presente. Sendo assim, todos os sistemas à sua volta podem ter influência direta na sua vida familiar, nos seus relacionamentos afetivos, em alguma doença que tenha surgido e até mesmo no seu rendimento profissional.
Quando falamos sobre o olhar sistêmico dentro de uma empresa ou organização, percebemos que se não há esta cultura sistêmica, haverá uma maior rotatividade de funcionários. Há casos em que a empresa percebe o funcionário de forma isolada, sem considerar o todo e há casos em que o funcionário não consegue se enxergar como parte desse sistema. Trata-se do pertencimento! A partir do momento em que a empresa enxerga seus funcionários fazendo parte do todo e não somente no individual, ela acaba por conseguir as melhorias que tanto almeja e assim, tendo funcionários mais motivados, na busca de melhores resultados para a instituição como um todo.
Para o exercício do pensar sistêmico é importante levar em consideração que precisamos ter um domínio mental, uma visão compartilhada do todo, modelos mentais a serem seguidos e, além disso, proporcionar o aprendizado em “equipe”. Sem esquecer que, a observação, comunicação e olhar fazem toda a diferença para que possamos chegar à raiz do problema, e assim conseguir resolvê-lo de fato.
Gostou do tema? Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Pensamento Sistêmico e Técnicas Transformadoras para uma nova realidade da VERBO.