Não adianta: em todas as provas que você fizer, sempre haverão algumas questões cabulosas que você não vai conseguir responder. Mesmo que o concurseiro estude e se esforce ao máximo, isso sempre acontece e é algo natural.

Pensando nisso, a Verbo Jurídico preparou algumas técnicas já comprovadas que podem ajudar você a “chutar” certo em questões de provas de concursos e aumentar suas chances de ser aprovado. Mas lembre-se: passar em um concurso chutando todas as questões ao acaso é muito mais difícil que acertar os números da loteria. Nem tente isso. Estude e esteja preparado ao máximo sempre.

Confira algumas dicas:

1. Eliminação

Primeiramente, o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada. Pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%. Caso você elimine uma alternativa que você tem certeza que está errada, a probabilidade já aumenta para 25% e assim por diante.

2. Repetição

Verifique se há respostas que se repetem em outras alternativas. Caso existam, essas tendem a ser as corretas. Por exemplo:

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco

Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então, provavelmente, a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3. Semelhança

Geralmente, o examinador pretende tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Dessa forma, as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:

A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5

Nesse caso, a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4. Generalização

Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto. Na prova, vale o pensamento de que toda regra tem a sua exceção: quando houver alternativas desse tipo, elas tem maior probabilidade de estarem erradas.

Alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos são: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

5. Distribuição

Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatisticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas como A, 10 alternativas como B, 10 alternativas como C, 10 alternativas como D e 10 alternativas como E.

Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa. A que tiver menos respostas deve ser o palpite. Entretanto, caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.


Essas cinco dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas, porém, não são baseados em fundamentos estatísticos comprovados, embora existem muitos boatos de que elas também funcionam:

6. Letra A

Muito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato. Então, na dúvida, não chute na A.

7. Letra C

Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas na alternativa C. Portanto, na dúvida, sempre opte por ela.

Estatísticas e boatos a parte, estude sempre para não precisar chutar a maioria das questões, mas sim apenas algumas! Bom chute e boa prova!

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.