Por vezes é difícil se concentrar no trabalho. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, Messenger, entre outros aplicativos.

Zig Ziglar uma vez disse que “A falta de direção, e não a falta de tempo, é o problema. Todos nós temos vinte e quatro horas por dia“.

Mais do que tudo, o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir tarefas dentro do prazo estipulado e lidar com momentos estressantes com mais facilidade.

Melhorar a concentração significa aumentar a produtividade. As duas coisas andam juntas. No entanto, eliminar distrações não é algo lá muito fácil. O tempo é irreversível. Os minutos e horas que você passa distraído afetam o seu desempenho. Mas, usando as táticas corretas você pode melhorar significadamente a sua concentração.

Por isso, confira essas 7 dicas para você evitar distrações.

1. Use a tecnologia a seu favor

53761b4791ccb4a5575e78d3dc9a651a76313f2f

Como explicamos, é muito difícil conviver com tantos avisos, sons, beeps, notificações… Por isso, nossa parceira Verbo Educacional já postou no Blog dela uma lista com 10 apps incríveis para você melhorar a sua produtividade. Se você trabalha ou não consegue se desgrudar da tecnologia, pelo menos utilize ela a seu favor!

2. Dê um jeito da desordem — física e mental

04_adm_tempo3-1024x512Ter uma mesa de trabalho organizada pode reduzir os níveis de estresse e deixar você mais motivado para executar as tarefas. Além de dar um jeito na desordem física, livrar-se da desordem mental, especialmente daqueles pensamentos que afetam o seu foco, pode elevar significativamente seu desempenho. Gaste uns minutos todos os dias para limpar e organizar sua mesa — e seus pensamentos.

3. Crie uma lista de coisas a fazer

3034785-poster-p-1-why-an-anti-to-do-list-might-be-the-secret-to-productivityO sentimento de realização vem com o sucesso em terminar suas tarefas. Quando você divide seus projetos em “porções”, consegue lidar com cada tarefa como se fosse uma “mordida por vez” e ficará motivado para concluir o restante dentro do prazo.

4. Faça uma coisa de cada vez

como-manter-o-focoMultitarefas fazem seu cérebro impulsionar dopamina, o que o torna mais propenso a cometer erros e alternar tarefas mais rapidamente. Por isso aconselha-se fazer uma coisa de cada vez, trocando grandes atribuições estressantes por minitarefas que sejam relativamente fáceis de executar.

5. Faça pequenas pausas cronometradas

conversa-estudantes-conversando-corredor-bate-papo-1461008202462_1024x768“Dar um tempo” quando se está muito agitado ou disperso pode ajudá-lo a retomar o foco. Faça uma caminhada, leia um livro, converse com um colega de trabalho. Qualquer uma dessas atividades cotidianas pode te ajudar a limpar a mente e aumentar a sua produtividade. Mas, não esqueça de cronometrar sua ação. 15 minutos são suficientes.

6. Remova distrações

estudantecomcomputadorA distração é o inimigo número um quando se trata de manter o foco. Limite o número de abas abertas em seu navegador, coloque o celular em modo avião, use fone de ouvido. Essas são algumas dicas simples que podem te ajudar a não se distrair.

7. Limite a ingestão de café

sono-cafe-arquiteto-blog-da-arquitetura-560x315Quando estamos sonolentos apelamos para a cafeína. Porém, se tomada em excesso, ela pode ser prejudicial. Seu consumo exagerado pode causar nervosismo, irritabilidade e insônia. Se você precisar de um impulso para trabalhar até tarde e já ingeriu café, tente outras alternativas. Barras de proteína, frutas ou chá podem te ajudar.

Com informações do empreendedor Matheus de Souza

Gostou das dicas? Conheça os cursos da Verbo Jurídico

banner-INTENSIVOS-e-CARREIRAS

O dia a dia do profissional jurídico demanda muito trabalho e comprometimento. O aperfeiçoamento e o ensino dos principais institutos jurídicos, realizados com antecedência e em tempo hábil para a consolidação de práticas e conceitos, bem como o foco específico na aprovação em concursos públicos, é o que caracteriza as Carreiras Jurídicas e os Cursos Intensivos da Verbo Jurídico. Você estuda onde e quando quiser, sempre com a melhor qualidade.

Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.