O prazo entre a publicação do edital de um concurso público e a aplicação das provas é muito curto para iniciar a devida preparação, já que o programa e a quantidade de matérias exigidas são bastante exigentes. Geralmente, esse prazo é de 45 a 90 dias. Então, para você ter um maior êxito no concurso, o ideal é se preparar antes do edital.

Escolhendo as matérias para estudar

Alguns fatores devem ser considerados na escolha das matérias para estudar antes do edital.

Para quem não sabe, é o chefe do executivo (prefeito, governador ou presidente) que determina o número de vagas e autoriza a realização de concursos dependendo das necessidades e do orçamento disponível. Portanto, não há como prever quais as carreiras, quantas vagas e nem quando serão autorizadas novas contratações e, consequentemente, realizados novos concursos.

Como o concurso público é um tipo de seleção para verificar dentre os interessados quais os mais aptos para a função, o dirigente do órgão público, juntamente com a empresa organizadora, pode alterar as matérias em relação ao último concurso realizado, até para mudar o perfil do novo funcionário contratado.

Com isso, não dá para saber se as matérias e o conteúdo programático do próximo concurso serão iguais às do último, já que podem acontecer, por exemplo, a desatualização das leis ou códigos eventualmente exigidos em concursos. Quem acompanha a área jurídica sabe que diariamente ocorrem mesmo alterações de leis e códigos.

Mas como saber qual atualização vale para concursos? A regra é a seguinte: no concurso são cobradas as atualizações das leis até a data de publicação do edital.

Recomendação

Baseando nos concursos mais concorridos, sabe-se que algumas disciplinas são comuns na maioria deles: são as chamadas disciplinas básicas. Outras disciplinas são exigidas em poucos concursos ou somente para uma carreira: são as chamadas disciplinas específicas.

Para estudar antes do edital a recomendação é:

  • estudar as matérias básicas, comuns à maior parte dos concursos em que está interessado.
  • evitar estudar matérias específicas de poucos concursos e matérias que sofram constantes atualizações como as de legislação.

Disciplinas

Baseando em concursos anteriores podemos classificar as matérias comuns dependendo da área da carreira do concurso:

  • Matérias básicas para concursos da área fiscal (ensino superior): Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.
  • Matérias básicas para concursos da Polícia Federal (ensino superior): Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Matemática Financeira, Contabilidade, Economia, Administração, Redação e Informática.
  • Matérias básicas para concursos da área dos Tribunais (ensino médio): Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Proc. Penal e Direito Proc. Civil.
  • Matérias básicas para concursos da Polícia Civil (ensino médio): Português, Raciocínio Lógico, Matemática, História, Geografia, Atualidades e Informática.

Riscos

Por outro lado, existem matérias específicas para determinados concursos como o Regulamento do ICMS de determinado estado. Estudando antes do edital uma matéria específica o candidato pode correr alguns riscos, como por exemplo:

  • que a lei relacionada com da referida matéria sofra alterações antes do edital, tornando o que o candidato estudou desatualizado e, consequentemente, errado;
  • que abram inscrições para um concurso em que não seja cobrada esta matéria prejudicando o candidato que poderia ter estudado uma matéria básica que será cobrada neste novo concurso;
  • que haja alterações no conteúdo programático;

De mais a mais, o importante é fazer seu próprio planejamento, com margem para mudanças, e começar a estudar logo. Bons estudos!

Gostou das dicas? Conheça os cursos da Verbo Jurídico

banner-INTENSIVOS-e-CARREIRAS

O dia a dia do profissional jurídico demanda muito trabalho e comprometimento. O aperfeiçoamento e o ensino dos principais institutos jurídicos, realizados com antecedência e em tempo hábil para a consolidação de práticas e conceitos, bem como o foco específico na aprovação em concursos públicos, é o que caracteriza as Carreiras Jurídicas e os Cursos Intensivos da Verbo Jurídico. Você estuda onde e quando quiser, sempre com a melhor qualidade.

Veja também outros cursos no site www.verbojuridico.com.br. Se preferir, ligue para 0800 601 8686 ou nos adicione no WhatsApp: (51) 9321-1966.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.