Atualmente, você tem emprego, trabalho ou poesia no seu dia a dia laborativo?

Se você está indo apenas para ser mais um, você tem um emprego. Se você busca satisfação pessoal, você tem um trabalho. Agora, se você concorda com o texto abaixo, labor é igual a poesia:

Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa idéia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.

Mario Sergio Cortella

E porque acabamos tendo empregos e trabalhos que não nos trazem mais do que queremos? Alguns dirão que é porque não merecemos. Outros, que a culpa é do chefe e outros ainda do local de trabalho. E será que não tem nada a ver com a nossa atitude?

A Bíblia Apocalipse 3:15,16 nos traz uma reflexão poderosa neste sentido:

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15,16

E no seu dia a dia: És quente ou frio? Ou será que és morno? E quiçá por ser morno que tudo fica na mesma, não é mesmo? Quer ser melhor que ontem? Depende exclusivamente de ti. Não culpe os outros pelos seus fracassos. Assuma suas responsabilidades e faça o teu melhor.

Não foi o suficiente? Não desista. Não nascemos prontos, evoluímos sempre.

Não nascemos prontos (…) é absurdo acreditar na idéia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)

Mario Sergio Cortella

Faça do hoje a sua mudança e a sua estratégia para o futuro. Achar que alguém vai reconhecer o que você faz é sonhar e mesmo sonho não custando nada, ficar apenas nele faz você perder tempo e tempo perdido é tempo que poderia ser usado para conquistar melhores resultados!

Quer mais? Seja você o agente da mudança. Hoje. Agora! Só assim você deixará de ter emprego, para ter um trabalho que transforma a tua vida em poesia.


Texto originalmente publicado no Blog do Dr. Gustavo Giraldello, professor do Curso de Extensão Gestão de Escritório de Advocacia do Verbo Jurídico.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Consultor nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas, sócio da Consultoria Gustavo Giraldello e professor da Verbo Jurídico. Contato: [email protected] / +55 (51) 98163.3333

Comments are closed.