Muitas vezes as pessoas de sucesso são invejadas, são idolatradas, são colocadas em pedestais como se fossem únicas – que realmente são iguais a tantas outras que não tem sucesso e também são únicas – e todos querem saber o como, as dicas, as lições do sucesso.

Ignoram grande parte destas pessoas que o sucesso provém do trabalho, da abnegação, do sacrifício.

A revista Exame.com separou 7 exemplos de sucesso e seus caminhos para chegar lá, vale a pena conferir:

Abaixo, veja 7 lições que os campeões olímpicos têm a ensinar aos líderes de empresas, segundo especialistas ouvidos por EXAME.com.

1. Aprender com os resultados e, principalmente, com os erros anteriores

O ginasta Dyego Hipólito caiu e perdeu a chance de premiação em duas Olimpíadas seguidas. Mas, trabalhou seus pontos fracos e, nos Jogos deste ano, levou a medalha de prata no solo.

“Da mesma forma, um líder precisa saber superar suas dificuldades, ser resiliente e contornar obstáculos”, comenta Leni Hidalgo, professora da pós-graduação em gestão de pessoas do Insper.

Anderson Sant’Anna, professor da Fundação Dom Cabral, concorda.

“Assim como o atleta, o líder vai errar sim, vai cair sim, vai falhar sim. É esperado que ele acerte mais que erre, mas sem assumir riscos, não vai inovar”, afirma.

2. Ter capacidade de trabalhar em equipe e aprender com o outro

Nos esportes coletivos, como vôlei ou futebol, os times são formados por jogadores que têm habilidades que se complementam. No mundo corporativo não é diferente: quem é líder precisa promover a diversidade e se cercar de profissionais que dominam os temas nos quais ele não é expert.

“Quando as pessoas atuam de forma muito individual, a equipe normalmente não tem um bom desempenho. Nas empresas é a mesma coisa”, diz Leni Hidalgo, do Insper.

3. Saber lidar com condições adversas

A final do vôlei de praia feminino na Olimpíada do Rio, na noite da última quarta-feira (17), foi disputada debaixo de chuva – situação que nem sempre acontece nos treinos. Não deu para as brasileiras Agatha e Bárbara, que perderam para a dupla alemã Ludwig e Walkenhorst.

Conseguir seguir com o jogo em diferentes condições também é uma habilidade necessária aos líderes, ressalta a professora do Insper.

“Por muito tempo as competências gerenciais foram muito enfatizadas: as de buscar um resultado pré-definido, com processos e indicadores. Hoje, o que distingue um líder de um gestor é a capacidade de lidar com o imprevisto”, completa Sant’Anna.

4. Sempre desafiar-se a ser melhor

Atletas olímpicos estão sempre procurando melhorar suas próprias marcas, conquistar feitos inéditos e bater recordes.

Foi com ousadia que o brasileiro Tiago Braz levou o ouro no salto com vara, na noite de segunda-feira (15). Ele saltou a 6,03 metros, uma altura que nunca tinha tentado antes na carreira – e passou ileso pelo sarrafo.

“A liderança também tem esse papel de elevar o patamar, de acreditar que o grupo pode ir além se for desafiado, se estiver comprometido”, destaca o professor da FDC.

5. Ter agilidade mental

Para conseguirem destaque, atletas precisam o tempo todo encontrar soluções não convencionais para os desafios de sempre. Isso é alcançado com agilidade mental. Alguma semelhança com o trabalho dos chefes nas empresas?

“Foi o que aconteceu com as meninas da vela [Martine Grael e Kahena Kunze, que levaram o ouro na classe 49er FX, na última quinta-feira (18)]. Todo mundo achava que o caminho era um, mas elas saíram por outro e conquistaram o primeiro lugar”, pondera a professora do Insper.

6. Entender que sem sacrifício, não há conquista

“O atleta profissional atua no limite da dor. Ele tem que administrar a insegurança, a incerteza e a dor física e transformá-las em algo estimulante, prazeroso. Suportar algo que incomoda e converter isso em conquista também é papel do líder”, afirma Sant’Anna, da FDC.

7. Ter autoconhecimento

Um atleta que não conhece seus pontos fortes, não pode explorá-los. Do outro lado, se ele não sabe quais são suas deficiências, não pode melhorá-las.

“O líder também tem que saber ler a si próprio, entender seus limites e suas fortalezas. Porque o concorrente ele pode (e vai) estudar, mas nunca saberá exatamente o que acontece com o outro”, diz Sant’Anna.

Destas lições, quais você aplica no seu dia a dia?

Existe caminho melhor do que pensar na sua carreira, trabalho, possibilidades de crescimento para chegar nos seus objetivos?

Sim, existe. É realizar o que se pensa. Só no pensamento as coisas não acontecem.

Precisamos agir, concretizar, errar, pois somente no erro aprendemos muitas vezes.

Quer sucesso?

Comece a pensar e agir. Ele virá ao seu encontro.


Texto originalmente publicado no Blog do Dr. Gustavo Giraldello, professor do Curso de Extensão Gestão de Escritório de Advocacia do Verbo Jurídico.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Consultor nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas, sócio da Consultoria Gustavo Giraldello e professor da Verbo Jurídico. Contato: [email protected] / +55 (51) 98163.3333

Comments are closed.