Segundo dados oficiais da OAB, em 18 de Novembro chegamos a um milhão de advogados inscritos na OAB.

Para muitos, significa apenas concorrência. Para tantos outros, significa que temos muitos processos no judiciário. Outros ainda pensam que não precisamos de tantos profissionais.

Ao meu ver, estas visões estão distorcidas.

Um milhão é um número grande, mas a grande maioria não é concorrente entre si, exceto aqueles que ficam sem estratégia alguma, sem desenvolver seu marketing, sem pensar em nada a não ser em seus processos jurídicos.

Qual a sua estratégia para 2017? Esperar clientes sem pensar em nada além disto?

O Código de Ética nos traz várias possibilidades de marketing e os advogados tentam publicidades que não trazem ninguém que busque seus valores, mas apenas preço.

Outro ponto importante é sobre a quantidade de processos: mais de 80% deles pertencem ao Estado e a 4 empresas privadas, ou seja, os brasileiros comuns não são litigantes, em fato, muitas vezes deixam seus direitos de lado “pra não se incomodar com a justiça”…

Precisamos de 1 milhão de advogados?

Entendo que sim. Mas não de número de advogados, contudo de advogados que façam da sua profissão a verdade da sua vida.

Como assim?

Precisamos de advogados que usem das estratégias para conhecer mercado, compreender que um bom processo pode não ser inimigo de um bom acordo, que o cliente é o maior ativo do escritório e não os seus processos jurídicos.

Saem todos anos muitos profissionais com sangue nos olhos, querendo brigar juridicamente com ternos, gravatas e roupas formais, sem que neste bojo todo de luta estivesse quem realmente paga a conta: o cliente.

O judiciário nem sempre e na maioria das vezes não é a melhor opção.

Advogar não é cuidar de processos.

Advogar é cativar e cuidar do cliente e de seus interesses, inclusive o seu processo, mas não apenas o seu processo.

1 milhão de advogados. E agora?

Um excelente momento para refletir sobre a sua profissão como você tem cuidado dela.

Só depende de você o sucesso. E não fazer nada a respeito igualmente é uma escolha com consequências.

#PenseNisto


Texto originalmente publicado no Blog do Dr. Gustavo Rocha, professor do Curso de Extensão Gestão de Escritório de Advocacia da Verbo Jurídico.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Consultor nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas, sócio da Consultoria Gustavo Giraldello e professor da Verbo Jurídico. Contato: [email protected] / +55 (51) 98163.3333

Comments are closed.