Quando falamos em segurança, parece fácil: basta ter um servidor, criar algumas regras básicas, bom antivírus e tudo pronto. Ledo engano.

A segurança começa em várias camadas até poder ser chamada de segurança, propriamente dita. E quando falamos em escritórios de advocacia, a realidade é bem mais crítica, uma vez que tal situação parece distante da realidade do advogado.

Em fato, devemos nos preocupar cada vez mais com esta realidade. Por quê?

O processo eletrônico e o fato de que cada vez mais as informações são digitais e não impressas, já seriam bons motivos. Ademais, nossa vida como um todo está cada vez mais digital e conhecer seus meandros é de suma importância para a própria advocacia.

Se os próprios advogados devem se preocupar, o que dizer de alguém que trabalha na área? No caso abaixo, um simples erro de comando apagou os arquivos da empresa inteira, além de vários arquivos de clientes:

Funcionário deleta empresa inteira com um clique

Uma única linha errada de código foi o suficiente para apagar uma empresa inteira. O programador Marco Marsala acidentalmente mandou o computador apagar todos os arquivos que existiam em seus servidores.

A empresa de Marsala hospeda sites de 1.535 clientes, que também foram deletados.

A ordem infame era “rm –rf”, bastante conhecida entre profissionais da área de computação por seu poder destrutivo.

As letras “rm” significam “remover”, “r” deleta tudo em um diretório e “f” significa “força”, ou seja, ordena que o computador ignore os avisos que perguntam se o usuário tem certeza que deseja deletar aquele arquivo.

Até os back-ups foram apagados, de acordo com Marsala, que escreveu pedindo ajuda em um fórum para desenvolvedores. Ele recebeu críticas pela segurança falha de seu sistema.

Segundo as respostas no fórum, há poucas chances de recuperar os dados. O que resta, agora, é avisar todos da empresa e seus clientes e buscar um advogado, comentaram outros profissionais do ramo no fórum.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/funcionario-deleta-empresa-inteira-com-um-clique

Por óbvio, neste caso, até o que aconteceu virou oportunidade de negócios para os advogados (reparações e indenizações), mas o alerta é igual: onde estão os arquivos da sua empresa? Onde fica o backup? Ele é verificado periodicamente? Você tem arquivos na nuvem? Como você lida com estes arquivos?

Você usa Google Drive, Dropbox, Box.net, OneDrive? Aprenda a compartilhar os arquivos, a organizar em pastas e subpastas para ter acesso de forma clara e objetiva, para que o resultado seja o melhor possível! E principalmente, tenha políticas claras em relação aos colaboradores, pois são eles que podem fazer o que aconteceu na reportagem acima. Quem acessa os seus arquivos? Pode editar? Deletar? E no caso disto acontecer, quem poderá buscar a informação que foi perdida?

E mais: Onde está o seu software jurídico nisto tudo? Dentro do sistema, quem tem poder para fazer o quê? Ou seja, precisamos de regras, de gestão, enfim, de compliance.

E o seu escritório, como está nisto tudo?


Texto originalmente publicado no Blog do Dr. Gustavo Giraldello, professor do Curso de Extensão Gestão de Escritório de Advocacia do Verbo Jurídico.

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Consultor nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas, sócio da Consultoria Gustavo Giraldello e professor da Verbo Jurídico. Contato: [email protected] / +55 (51) 98163.3333

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