Vivemos em um mundo corporativo onde o único objetivo é o sucesso. Entender que ter sucesso e fracassar são paradoxalmente semelhantes, quiçá iguais em alguns aspectos, é quase surreal para a maioria das pessoas.

As pessoas tendem a ver nos outros o sucesso, mas não vêem o quanto lutaram para estar lá. Tendem a ver no outro o fracasso, mas não percebem os motivos pelos quais podem estar indo para o mesmo caminho. E pior, preparar-se para enfrentar estes dois monstros ninguém parece se preocupar.

De um lado porque o sucesso só aparenta ter coisas boas, enquanto preparar-se para o fracasso parece estar atraindo coisas ruins. Divido um interessante artigo sobre este tema:

A Arte de Fracassar – Por Pema Chödrön

Quando a [Universidade] Naropa me pediu o tema do meu discurso, decidi não enviar porque pensei que, se eu o fizesse, eles não iriam me permitir falar.

Meu discurso é inspirado numa citação de Samuel Beckett, que diz mais ou menos o seguinte: “Fracasse! Fracasse de novo! Fracasse melhor!” Eu pensei que, se há uma habilidade que não é enfatizada, mas é realmente necessária é a de lidar bem com o fracasso. A fina arte de fracassar.

Há muita ênfase no sucesso. E, comprando ou não toda essa propaganda, nós todos queremos ser bem sucedidos, especialmente se considerarmos como sucesso “aquilo que tem o resultado que a gente quer”. Você se sente bem, coração leve, quando tudo dá certo. Por essa definição, podemos dizer que fracasso é tudo aquilo que não acontece exatamente como a gente quer.

E fracasso é uma coisa para a qual, geralmente, ninguém está preparado. Eu acho que se tem uma coisa que pode nos dar uma ideia de como agir quando as coisas não acontecem como a gente quer, é a educação contemplativa.

Você deve buscar bastante instrução e coragem e apoio para sentir como as coisas impactam você – não é se deixar arrastar pelo ocorrido, mas assumir a responsabilidade por tudo o que acontece com você e desenvolver ferramentas para lidar com sentimentos dolorosos.

E então, fracasse, fracasse de novo, fracasse melhor. É a forma de ficar bem e segurar a barra da vulnerabilidade em seu coração.

Pema fundou o mosteiro de Gampo Abbey, onde vive em Nova Escócia, Canadá.

Fonte indicada: nowmaste

Ler mais: http://www.contioutra.com/a-arte-de-fracassar-por-pema-chodron/#ixzz44jW8NiYZ

Nada mais verdadeiro, não é mesmo?

Deveríamos estar conectados conosco de forma a compreender melhor que para ter sucesso, o caminho é longo, de muito trabalho e principalmente de muito pensar, de muito criticar o que existe e raciocinar o que pode ser diferente.

De outro, que para fracassar basta nada fazer ou simplesmente não pensar, pois ao não pensar apenas repetimos os que os outros uma vez pensaram e num mundo tão dinâmico e rápido de mudanças não é o suficiente.

Onde anda o seu pensar ultimamente? Voltado no sucesso? No fracasso? Compreendeu que nenhum dos dois é garantia de nada? #FicaaReflexão


Texto originalmente publicado no Blog do Dr. Gustavo Giraldello, professor do Curso de Extensão Gestão de Escritório de Advocacia do Verbo Jurídico.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Consultor nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas, sócio da Consultoria Gustavo Giraldello e professor da Verbo Jurídico. Contato: [email protected] / +55 (51) 98163.3333

Comments are closed.